TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estática Dos Fluidos

Dissertações: Estática Dos Fluidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

Índices e Taxas de Capabilidade de Processo

Os índices e taxas que medem a capabilidade se caracterizam pela avaliação de desempenho dos processos de produção, analisando se o mesmo atinge ou excede as especificações pré-estabelecidas.

Uma das principais métricas para avaliação de processos industriais é a capabilidade, indicador muito difundido na metodologia six sigma. No setor automotivo, por exemplo, as montadoras exigem que seus fornecedores reportem a capabilidade de seu processo e que essa esteja acima de determinado valor para que o contrato seja mantido.

Capabilidade (Cp) (Conhecido como Capabilidade de Máquina) : Definido como o intervalo de tolerância dividido pela capabilidade do processo, ou seja, 6 vezes o desvio padrão estimado considerando a ausência de causas especiais. Ele é independente da centralização do processo o desvio padrão é estimado considerando processos estáveis;

Desempenho (Pp): Intervalo de tolerância dividido pelo desempenho do processo, ou seja, pelo desvio padrão estimado pelas leituras individuais. Também independentemente da centralização.

Superior de Capabilidade (CPU) : variação superior da tolerância dividida por 3 vezes o desvio padrão estimado pela capabilidade do processo.

Inferior de Capabilidade (CPL): variação inferior da tolerância dividida pela dispersão superior real do processo.

Capabilidade (Cpk): é o índice que leva em conta a centralização do processo e é definido como o mínimo entre CPU e CPL.

Taxas

Taxa de Capabilidade (CR): é inverso de Cp. É igual a 1/Cp;

Taxa de Desempenho (Pp): é o inverso de Pp. É igual a 1/Pp;

Etapas básicas para a medição de Capabilidade de Processo

São basicamente duas as etapas para a condução de um estudo de capabilidade do processo:

1. Verificação do Controle Estatístico do Processo: nesta etapa são preparados os gráficos de controle para a coleta de dados (sem os limites) e estes são entregues para a produção. Estes dados são então levantados e a partir de uma análise gráfica (ou mesmo utilizando testes estatísticos) verifica-se a existência de causas especiais atuando no processo. Se existirem causas especiais atuando deve-se identificá-las e eliminá-las até que o processo esteja sobre controle estatístico.

2. Avaliação dos Índices: uma vez garantido o controle estatístico do processo identifica-se todos os dados que compõem o período sobre controle do processo. Estes dados são então utilizados para a geração dos índices.

Análise da Capabilidade de Processo

No processo de desenvolvimento de produto, o estudo de capabilidade do processo é utilizado durante a fase de homologação do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com