Estatística Descritiva
Monografias: Estatística Descritiva. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: GabrieliS • 26/11/2013 • 680 Palavras (3 Páginas) • 367 Visualizações
INTRODUÇAO A ESTATISTICA
A estatística e uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dados. A palavra estatística surgiu do latim e tem significado “STATUS”.
A estatística evoluiu e tornou-se uma ampla e complexa ciência, onde se podem tirar conclusões sobre o conjunto todo a partir de amostras. Podemos então definir que estatística é um conjunto de método especialmente apropriado a coleta, apresentação de dados, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade especifica para tomadas de decisão. Vamos estudar uma das áreas da estatística que é a descritiva:
A estatística descritiva pode ser definida como um conjunto de técnicas destinadas a descrever e a resumir dados, para que possamos tirar conclusões a respeito de características de nossos interesses. Procura somente descrever e avaliar certo grupo, sem tirar conclusões ou interferências sobre um grupo maior, utiliza números para descrever fatos.
A estatística fornece as técnicas para extrair informações de dados, os quais na maioria das vezes são incompletos, na medida em que nos dão informação sobre o problema em estudo, sendo assim, é o objetivo da estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
População e amostra
Qualquer estudo cientifica enfrenta o dilema de estudo da população ou da amostra. Obviamente ter-se-ia uma precisão muito superior se fosse analisado o grupo inteiro, a população, do que uma pequena parcela, denominada amostra. Se a amostra é confiável e proporciona inferir sobre a população chamasse de interferência estatística. Quando não é possível estudar exaustivamente, todos os elementos da população estudam-se só alguns elementos, a que damos o nome de amostra.
Amostragem
É o processo que procura extrair da população elementos que através de cálculos probabilísticos ou não, consiga prover dados inferenciais da população-alvo.
Tipo de dados
Basicamente os dados dividem-se em contínuos e discretos. O primeiro é definido com qualquer valor entre dois limites quaisquer, tal como diâmetro. Portanto trata-se de um valor quebrado. São dadas contínuas questões que envolvem idade, renda, gastos, vendas, faturamento entre muitas outras.
Dados, tabelas e gráficos
Distribuições de freqüências, quando da analise de dados, são comuns procurar, conferir certa ordem aos números tornando-os visualmente mais amigáveis. O procedimento mais comum é o de divisão por classes ou categorias, verificando-se o numero de indivíduos pertencentes a cada classe.
1) Determinasse o menor e o maior valor para o conjunto:
2) Define-se o limite inferior da classe que deve ser igual ou inferior ao menor valor das observações:
3) Define-se o limite superior da ultima classe, que deve ser igual ou superior ao maior valor das observações:
4) Define-se o numero de
...