Estatística Descritiva
Exames: Estatística Descritiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 28/9/2014 • 637 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
Estatística Descritiva
Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos que originou - se com a coleta e construção de dados para os governos. Uma ciência que se ocupa da recolha, organização e análise de informação com a finalidade de examinar um conjunto limitado de informações para a tomada de decisão.
Estatística descritiva é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados.A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística.
Com o objetivo de tornar os dados mais fáceis de serem entendidos descreve com as tendências, médias e variações, para os profissionais que se apoiam na qualificação e no estudo do que se observa diariamente, e entendem e conhecem os conceitos básicos de estatística se aprofundam e compreendem melhor o fundamento de seu trabalho.
Conceitos fundamentais e definições
População: A coleção de todos os possíveis elementos, objetos ou medidas de interesse,podem ser animados ou inanimados.
Amostra: Subconjunto de elementos de uma população. Este subconjunto deve ter dimensão menor que o da população e seus elementos devem ser representativos da população. A seleção dos elementos que irão compor a amostra pode ser feita de várias maneiras e irá depender do conhecimento que se tem da população e da quantidade de recursos disponível.
A estatística inferencial é a área que trata e apresenta a metodologia de amostragem.E tratando-se de conjuntos; subconjuntos, estes podem ser:
Finitos: Possuem um número limitado de elementos.
Infinitos: Possuem um número ilimitado de elementos.
Parâmetro: Característica numérica (resultado) para toda uma população.
Estimador: Analise numérica estabelecida para uma amostra.
Censo: É um levantamento estatístico (pesquisa) que abrange todos os elementos de uma população.
Amostragem: O processo de escolha de uma amostra da população é denominado de amostragem.
Probabilidade: Permite descrever os fenômenos aleatórios, ou seja, aqueles em que está presente a incerteza.
Variável: característica comum aos elementos da população (cujo valor pode ser diferente de elemento para elemento).
Qualitativa: Quando os valores são expressos por atributos: sexo (masculino e feminino), cor da pele, etc.
Quantitativa: Valores expressos em números: salários, idade, altura, notas, etc.
Moda: é o evento ou categoria de eventos que ocorre com maior frequência indicando o ocorre, indicando o valor ou categoria mais provável, o intervalo de classe com maior frequência se os dados são contínuos.
Mediana: é o valor da variável a partir do qual metade dos se encontra acima dele e metade se encontra abaixo.
Média: é a soma de todos os resultados dividida pelo número total de casos.
Atribuições estatísticas descritiva
- A obtenção dos dados estatísticos.
- A organização dos dados.
- A redução dos dados.
- A apresentação dos dados.
Estatística descritiva na área de Administração
Com o desenvolvimento da própria estatística foi permitido de forma sistemática, organizar,descrever, analisar e interpretar dados de estudos ou experimentos realizados em qualquer área do conhecimento fornecendo métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situação sujeitas a incertezas.
No moderno ambiente administrativo, a empresa é uma das vigas mestras da Economia dos povos e a estatística tem colaborado com os gerentes porque permite a construção de ferramentas que dão oportunidades a tomada de decisões rápidas e na medida do possível seguras, facilitando o tríplice do trabalho do administrador de organizar, dirigir e controlar a empresa.
A estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta,organização, apresentação, análise e interpretação de dados. Os gerentes e tomadores de decisão de maior sucesso são aqueles capazes de entender essas informações e usá – la eficazmente.
Exemplo da aplicação da estatística:
Indústria: No planejamento industrial, desde os estudos de implantação da fabrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; controle de qualidade; no controle de estoques; na avaliação de desempenho das operações; nas análises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previsão de acidentes de trabalho; no planejamento e manutenção de máquinas, etc.
...