Estilo E Vida
Artigo: Estilo E Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thtav • 18/3/2014 • 1.471 Palavras (6 Páginas) • 1.006 Visualizações
conceito ecodesenvolvimento nasceu durante os anos 70, por conta da polêmica gerada na primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, entre aqueles que defendiam o desenvolvimento a qualquer preço, mesmo pondo em risco a própria natureza, e os partidários das questões ambientais. O termo foi proposto por Maurice Strong e, em seguida, ampliado por Ignacy Sachs, que, além da preocupação com o meio ambiente, incorporou as devidas atenções às questões sociais, econômicas, culturais, de gestão participativa e ética.Como uma derivação do conceito do Ecodesenvolvimento, surgiu a ideia de desenvolvimento sustentável. Em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), presidida pela a então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, adotou o conceito de Desenvolvimento Sustentável em seu relatório Our Common Future (Nosso futuro comum), também conhecido como Relatório Brundtland. O conceito foi definitivamente incorporado como um princípio durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Cúpula da Terra de 1992 (Eco-92), no Rio de Janeiro.
Em relação ao Ecodesenvolvimento, observe as afirmações abaixo:
I. A operacionalização desse conceito implica no conhecimento das culturas e dos ecossistemas, sobretudo em como as pessoas se relacionam com o ambiente e como elas enfrentam seus dilemas cotidianos.
II. O ecodesenvolvimento prevê o envolvimento de diferentes atores no planejamento das estratégias, viabilizando a discussão política e estratégica e a possibilidade de ação.
III. A dificuldade encontrada para a efetivação do ecodesenvolvimento é a baixo nível de cultura em economia e em tecnologia das populações rurais, particularmente quando pensamos na região amazônica, uma vez que os povos da floresta apresentam importante atraso tecnocrata.
Podemos afirmar então que:
Resposta Correta: a.
As afirmações I e II são corretas.
2- Uma explosão ocorrida na plataforma de prospecção de petróleo da empresa British Petroleum (BP) é a responsável pelo maior desastre ambiental dos EUA nos últimos anos. Localizada no Golfo do México, a cerca de 64 quilômetros da desembocadura do Rio Mississippi, a plataforma finalizava a perfuração de um novo poço quando ocorreu o acidente que vitimou 11 operários ainda desaparecidos. A enorme mancha de óleo chegou à costa da Louisiana, nos EUA, que decretou estado de emergência. Outros estados da região, como a Flórida também estão na mesma situação e os condados de Escambia, Santa Rosa, Okaloosa, Walton, Bay e Gulf estão em estado de atenção. A região banhada pelo Golfo do México, especialmente a Louisiana, abriga cerca de 40% dos pântanos e mangues americanos e é o habitat de inúmeras espécies de peixes e aves. Alguns animais como a tartaruga marinha e o pelicano marrom, que saiu recentemente da lista de animais ameaçados de extinção, são exemplos de espécies atingidas diretamente pelo vazamento. Apesar da empresa britânica ser a responsável pelos custos da limpeza, o presidente americano Barack Obama afirmou que vai "usar todo e qualquer recurso disponível" para conter o vazamento e disponibilizou as tropas militares para atuar no processo.
O desastre ecológico acima descrito revela inúmeras situações, EXCETO:
Resposta Correta: d.
Punição exemplar e radical das empresas causadoras do desastre ambiental.
3- No Brasil, a geração de resíduos sólidos vem crescendo, porém a sua destinação ainda não é ambientalmente adequada. Algumas leis que abordam o gerenciamento desses resíduos existem, porém poucas são aquelas que incentivam a reciclagem. As principais dificuldades da reciclagem no país estão calcadas na falta de incentivo fiscal e de programas de coleta seletiva. O Brasil possui uma Política Nacional de Meio Ambiente e uma Lei de Crimes Ambientais, duas leis que ordenam os cuidados com o meio ambiente. As Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, vieram para resolver problemas específicos, como a destinação de pilhas e baterias, pneus, óleo lubrificante e outros. Apesar da existência dessas leis, ainda existe a necessidade de implantação de uma “Política Nacional de Resíduos Sólidos” para resolver de uma vez e, incentivar a reciclagem desses resíduos.
A Lei Federal 2.312/54 dispõe, sobre normas gerais, sobre defesa e proteção à saúde. Em seu artigo 12 dispôs que: “A coleta, o transporte e o destino final do lixo deverão processar-se em condições que não tragam inconvenientes à saúde e ao bem estar público, nos termos da legislação a ser baixada". O Decreto 49.974-A/61 regulamentou a referida lei, mas não passou da repetição da Lei Federal, acima mencionada, no artigo 12, em seu artigo 40 (Machado, 2003). De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 24, inciso XII, compete concorrentemente à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre a defesa e a proteção à saúde, a limpeza pública, a coleta, o transporte e a disposição dos resíduos. Mas, não se pode confundir a possibilidade de fixar diretrizes gerais a nível federal, com a efetiva execução dessa tarefa sanitária. Em seu artigo 30, a Constituição assegura ao Município autonomia para organizar os serviços públicos de interesse local, ou seja, a União não está obrigada a executar as tarefas de limpeza pública. Mas dada à importância ambiental da matéria, a União não pode se esquivar da função de traçar normas amplas e adaptáveis à realidade de nosso país (Machado, 2003).
Entre as dificuldades encontradas para a efetivação do manejo adequado do lixo doméstico, podemos apontar as seguintes razões, EXCETO:
Resposta
Resposta Correta: b.
Negligência da população aos apelos pelo acondicionamento adequado do lixo doméstico causada principalmente pelo traço cultural, marcadamente indolente.
Após uma batalha judicial que fez com que fosse suspenso
...