Estilos De Liderança.
Dissertações: Estilos De Liderança.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tclino • 1/5/2014 • 1.063 Palavras (5 Páginas) • 744 Visualizações
Estilos de Liderança
Os gestores que acreditavam na teoria X têm um estilo de liderança autoritário. Ele/ela é orientado para o atingimento dos objectivos, mas não é orientado para os empregados, pois estes são só meios para atingir os fins.
. A Teoria X parte do pressuposto de que o ser humano em sua essência é, por natureza, preguiçoso e tem aversão ao trabalho. Portanto tem que ser controlado e coagido para que cumpra suas obrigações dentro das organizações.
Gestores que se baseiam na teoria Y possuem um estilo de liderança Mc Gegor
cooperativo e participativo, e são, assim orientados tanto para o atingimento dos objectivos como para os trabalhadores.
Em contrapartida, a Teoria Y parte do pressuposto de que o o trabalho é uma fonte de realização para o ser humano, portanto naturalmente ele sente prazer em assumir responsabilidades e não é neccesário que seja coagido ou controlado.
A Teoria de McGregor tem um impacto profundo na maneira de pensar das pessoas, no estilo de Teroria liderança adotado e na cultura das organizações. Tendo em vista este conceito, surgem duas perguntas que não querem se calar:
Na área de gestão existe um conceito importante de liderança, nomeadamente a teoria de liderança X-Y e a teoria Z de McGregor. McGregor acreditava “que as estratégias de liderança são influenciadas pelas suposições sobre a natureza humana do líder”. Como resultado da sua experiência como consultor, McGregor sumarizou dois cenários contrastantes de suposições feitos por gestores na indústria”. (Bolden & Gosling 2003)
Liderança bidimensional
As mais avançadas idéias a respeito da liderança reconhecem que os dois estilos de liderança não são mutuamente exclusivos. Isso permite identificar pelo menos quatro estilos básicos de liderança, com o líder dando muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo Neste aglomerado de teorias relacionadas à liderança surgem algumas conclusões de ordem prática para o administrador dirigir as pessoas. House e Dessler propõem quatro tipos específicos de liderança:
Líder apoiador: é aquele que se preocupa com os assuntos, bem-estar e necessidades dos subordinados; líder diretivo: é aquele que conta aos subordinados exatamente o que pretende fazer; líder participativo: é aquele que consulta os subordinados a respeito das decisões, encorajando-os a p
Um líder formal é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o título de gerente, diretor ou supervisor.
A quantidade de poder é teoricamente determinada pela posição ocupada dentro da organização. As políticas de promoção organizacional são feitas para garantir que as pessoas com habilidades técnicas e de liderança ocupem posições de poder.
Um líder informal não terá o mesmo título de liderança oficial, mas exercerá uma função de liderança. Esse indivíduo, sem autoridade formal, designação de poder, posição ou até mesmo responsabilidade, pode pelo mérito de um atributo pessoal ou desempenho superior influenciar outros a exercer a função de liderança.
; e líder orientado para metas ou resultados: é aquele que formula objetivos claros e desafiadores para os subordinados e os motiva a alcançá-los.
participar delas e utiliza as idéias dos lideradostempo, muita ou pouca ênfase para as pessoas
O estilo pode ser autocrático (liderança orientada para a tarefa) ou democrático (liderança orientada para as pessoas), dependendo da maneira como o líder se relaciona com os liderados. Há, porém, disfunções: o excesso de democracia (a demagogia, que consistia em buscar a popularidade com os governados) e a tirania (o abuso da autoridade).
I. Líder-tarefa, orientado para a produção.
II. Líder-pessoas, orientado para as pessoas
III. Líder negligente, que não se preocupa com tarefas nem pessoas
IV. Líder-equipe, orientado simultaneamente para as pessoas e tarefas – melhor estilo.
V. Líder “meio termo”, medianamente preocupado com resultados e pessoas
Na liderança autocrática o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões. Os subordinados não
...