Estratégia Da Empresa
Pesquisas Acadêmicas: Estratégia Da Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samaraanjos • 1/11/2013 • 630 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
controle estratégico
visa identificar problemas, falhas e desvios, a fim de corrigi-los e de evitar sua reincidência;
procura fazer com que os resultados obtidos – principalmente, os financeiros – aproximem-se, tanto quanto possível, dos resultados esperados;
tem de verificar se os recursos estão sendo utilizados da melhor maneira; para tal audita o processo, fornecendo-lhe feedback.
planejamento estratégico
visa estabelecer um meio sistemático para a tomada de decisões, de modo a garantir o sucesso da empresa em seu ambiente atual e futuro;
deve relacionar-se às implicações futuras de decisões presentes;
objetiva apontar o que deve ser feito hoje para a empresa estar preparada para as incertezas do futuro;
por ser flexível, tem de conceber o planejamento não como um fim em si mesmo, mas como um meio para que a empresa possa atingir seus objetivos.
A Escola da Gestão Estratégica entende que o processo de gestão estratégica terá maior chance de sucesso se a organização estiver em sintonia com seu ambiente de negócio.
A metodologia aplicada deve ser ajustada à necessidade da organização. Logo, não existe uma metodologia universal de gestão estratégica, já que as organizações diferem de tamanho, atividade, cultura corporativa.
Para que a empresa possa efetuar, de maneira adequada, a função de controle estratégico, é necessário considerar três fases básicas
fase 1 Estabelecimento de padrões de medida e avaliação, decorrentes dos objetivos, dos desafios, das estratégias e das políticas da empresa.
Portanto, os padrões são a base para a comparação dos resultados desejados.
fase 2 Medição dos desempenhos apresentados, o que significa estabelecer o que medir e definir como medir, a partir de critérios relacionados a quantidade, qualidade e tempo.
A empresa deve procurar homogeneizar e integrar seus critérios de medição de desempenho, a fim de não prejudicar a função de controle estratégico.
fase 3 Comparação do realizado com o esperado, visando adotar medidas corretivas e preventivas que eliminem os desvios ou que reforcem os aspectos positivos, caso isso ocorra.
perigos do controle centralizado
Quando a ótica de siga as regras predomina sobre as demais inibe-se a capacidade empreendedora o risco é abominado e posto em segundo plano em favor da miopia em atividades mais operacionais as atividades mais operacionais – o controle e a orçamentação – recebem atenção especial quase nada é dito a respeito da criação de estratégias.
Conseqüentemente, o planejamento financeiro, muitas vezes, reduzia-se a um jogo de números de controle de desempenho, no qual não podíamos reconhecer o conceito de estratégia.
Um dos conceitos que funcionam como norte para o enfoque sistêmico da organização estratégica é a definição do negócio da empresa.
...