Estratégia de tijolos
Projeto de pesquisa: Estratégia de tijolos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roger_araujo • 24/4/2014 • Projeto de pesquisa • 789 Palavras (4 Páginas) • 575 Visualizações
Os tijolos da Estratégia
O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas e é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades.
O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma pró-ativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.
Os passos da estratégia implicam enxergar dentro e fora da organização. Para isso podemos usar cinco passos para um processo estratégico:
1 - Ameaças e Oportunidades:
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento. Este é o primeiro estágio de planejamento, o que ajuda o empresário focar nos pontos principais da empresa.
A sigla SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) traduzindo é a análise FOFA (Pontos Fortes, Oportunidades, Pontos Fracos, e Ameaças). Os Pontos fracos e fortes são fatores internos da empresa. Oportunidades e Ameaças são fatores externos.
A estratégia deve lidar com ameaças externas: são fatores que podem vir a perturbar o funcionamento da empresa, causando dificuldades para a sua gestão e desempenho, por exemplo: a entrada de um novo concorrente, preços, concorrente ter um novo produto ou serviço inovador, etc.
No caso das oportunidades, fatores do ambiente geral ou da indústria que, se bem aproveitados, podem fornecer uma vantagem competitiva para a empresa. Como exemplo, podemos citar as falhas apresentadas pelo concorrente, que podem ser aproveitadas pela empresa como uma oportunidade para melhorar o seu produto e ganhar em diferencial, um mercado em desenvolvimento. Por exemplo, a internet (tecnologia); fusões, junção entre empreendimentos ou alianças, novo mercado internacional, etc.
Temos algumas empresas, principalmente de tecnologia, que formam equipem de pesquisadores e técnicos para analisar mercados externos, concorrentes e inovações técnicas. Seu trabalho é encontrar tudo que possa ameaçar os negócios da companhia ou apontar para novas direções no setor ou mercado.
1.1 - Oportunidades e Ameaças nas empresas:
Empresa Aérea TAM:
Ameaça:
- Crise no setor aéreo
- Avanço da Concorrência (Gol, Azul, Avianca, Web Jet, etc.)
Oportunidade:
- Má infra-estrutura das Rodovias
- Crescimento do turismo
Empresa telefônica CLARO:
Ameaça:
- Expansão das concorrentes
- Mudança de tecnologia
Oportunidade:
- Demanda consumidora
- Parceria com fabricantes de aparelhos
2 – Recursos, capacidades e práticas:
Ferramentas necessárias para direcionar a escolha estratégica. Essas ferramentas pode ser o know-how humano, por exemplo, para ter estratégia ao explorar um novo mercado. Ou o comportamento empreendedor adequado para motivar os que valorizam tempo de serviço e os que se importam com o desempenho individual.
Na prática, as capacidades internas, principalmente as humanas, não são muito valorizadas pelos os estrategistas. Porém, uma estratégia só da certo quando as pessoas certas participam e se tem outras fontes.
...