TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias No Contexto Agropecuário

Artigo: Estratégias No Contexto Agropecuário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.508 Palavras (11 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 11

Estratégias no contexto agropecuário

PROBLEMA:

Quais são as principais estratégias no contexto agropecuário, que agregam maior vantagem competitiva, crescimento econômico e social. Considerando as incertezas de recessão mundial, aumento do grau de protecionismo nos países importadores, mudanças climáticas severas?

JUSTIFICATIVA:

1- Importância socioeconômica do mercado agropecuário

Segundo o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (2011), o crescimento da produção agrícola no Brasil deve continuar acontecendo com base na produtividade. Deverá ser mantido forte crescimento da produtividade total dos fatores, conforme trabalhos recentes têm mostrado resultados que revelam maior acréscimo da produção agropecuária que os acréscimos de área. Além do mais, o Brasil apresenta nos próximos anos, forte aumento das exportações e o mercado interno continuarão sendo um importante fator de crescimento.

De acordo como os dados do Centro de Estudos Pesquisa em Economia Aplicada - CEPEA (2011), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, avançou 5,73% (a preços reais), totalizando R$ 942 bilhões em 2011, a economia como um todo se expandiu 2,7%, indo para R$ 4,143 trilhões, segundo o IBGE. Com isso, a participação do agronegócio no PIB nacional aumentou de 21,78% em 2010 para 22,74% em 2011. No acumulado dos dois anos, o crescimento do PIB do agronegócio nacional é de 13,51%.

No Censo Agropecuário (2010), (com pesquisas realizadas em 2006) o mercado agropecuário ocupa de formalmente aproximadamente 15.598.589, pessoas (considerando apenas, a parte agropecuária, não o contexto do agronegócio que envolve o segmento industrial do ramo como tecidos, indústrias moveleiras e dentre outras).

Devido esta amplitude é de extrema importância estudo de gestão desse mercado, principalmente de posturas estratégicas considerando as incertezas no contexto além de procurar maior agregação de valor no segmento. Contudo, observa-se a necessidade em identificar as melhores formas de ampliação deste mercado, buscando contemplar um apoio aos produtores em relação às estratégias utilizadas e ampliação do seu market share. Portanto é de extrema importância buscar indicações de possíveis direções do desenvolvimento dos produtos agropecuários e tendências que indicará trajetórias possíveis, bem como estruturar visões de futuro do agronegócio no contexto mundial.

2- Caracterizar, métodos e modelos multidisciplinar e interdisciplinar

O caso das estratégias utilizado pelas indústrias e que normalmente são estudados por acadêmicos, profissionais e pesquisadores envolvem varias características que de certa forma gera vantagens competitivas e envolve varias dimensões econômica e social da organização. Desta forma este projeto procura envolver outra dimensão da realidade brasileira que é o caso do contexto agropecuário. Por isso este projeto propõe a integração parceira entre universidades – que dispõe de conhecimento técnico, capacidade de realizar projeto de desenvolvimento econômico/social através de sistematização de dados e relações de teoria com a pratica, além da vontade voluntariosa de buscar mudanças que caracteriza os estudantes. Desta forma este projeto procura articular diverso áreas do conhecimento, principalmente, ciências sócias, humanas e agrárias, por meio do trabalho conjunto desenvolvido por uma equipe de profissionais interdisciplinar, que de certa forma trará uma amplitude do conhecimento que gerara um trabalho com varias visões dentre as áreas de conhecimentos, sendo estes os mais valorizados os dos produtores pesquisados, pois assim teremos condições de conhecer as habilidades e conhecimentos que realmente funcionam neste contexto.

OBJETIVO GERAL:

Traçar e analisar, à luz da literatura, principais estratégias utilizadas pelos produtores agropecuários, investigando as principais relações dessas para a sobrevivência e crescimento econômico dos produtores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Levantar os princípios e conceitos que norteiam a gestão empresarial estratégica;

2. Analisar essas estratégias e avaliar qual é a influencia dessa diante do segmento do negocio;

3. Identificar os stakeholders e analisar estes, seguindo a proposta de FROOMAN (1999);

METODOLOGIA:

REFERENCIAL TEÓRICO:

Estratégia: Conceito, métodos e modelos

A despeito do senso comum, o conceito de estratégia não é de fácil definição, haja vista que vários autores a definiram está em diversos contextos, porém estes indicam a conceituação no sentido de que estratégia é uma ferramenta para alcançar vantagem econômica, de forma que envolve todos os níveis hierárquicos da organização e que possa se distinguir da concorrência através de competências, por meio de um conjunto de diferentes atividades que oferece um conjunto único de valores, sendo esses ações sistematicamente escolhidas para atingir os objetivos e alcançar as metas da organização e assim podendo definir o tipo socioeconômico que a empresa é ou pretende ser.

O termo estratégia foi utilizado a princípio no campo militar, entretanto, a partir da década de 70 o conceito atingiu maior relevância para as empresas, quando o planejamento estratégico passou a ser utilizado em larga escala (CUMMINGS, 1994 apud HOFFMANN, 1997).

Porter (1991) define estratégia como a escolha deliberada de um conjunto diferente de atividades a fim de fornecer um conjunto único de valores. O autor, utilizando uma abordagem da estratégia voltada ao mercado e à competição entre empresas, formulou as estratégias competitivas genéricas. Porter (1986) definiu que as estratégias genéricas competitivas oferecem três abordagens potencialmente bem sucedidas para superar as cinco forças competitivas. Serra, Torres e Torres (2004) afirmam que a análise do ambiente externo pode ser realizada por meio do modelo de cinco forças da competitividade, desenvolvidas por Michael Porter na década de 70.

Porter (1986) assim define: “A primeira estratégia que se tornou bastante comum nos anos 70 (...) consiste em atingir a liderança no custo total em uma indústria através de um conjunto de políticas funcionais orientadas para este objetivo básico”. Ainda, tal política seria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com