Estrutura De Dados
Trabalho Universitário: Estrutura De Dados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ArthurLima • 28/5/2014 • 487 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Estruturas de Dados:
Temos os seguintes tipos de dados básicos: numéricos (inteiros e reais), lógicos e caracteres. Baseando-se nestes tipos básicos podemos construir tipos compostos.
Os tipos compostos dividem-se em dois: homogêneos (vetores e matrizes) e heterogêneos (registros).
Variáveis compostas Homogêneas:
Os tipos homogêneos são conjuntos do mesmo tipo básico. A utilização desse tipo de estrutura de dados recebe diversos nomes, tais como: variáveis indexadas, compostas, arranjos, tabelas em memória, arrays (do inglês) vetores e matrizes. Para simplificar utilizaremos somente os nomes vetores e matrizes. Os vetores são uma lista de elementos do mesmo tipo. Quando os vetores possuem mais de uma dimensão se tornam matrizes.
Todas as variáveis e constantes ocupam um espaço em memória. Este espaço ocupado é um espaço linear, ou seja, se temos a seguinte declaração :
variaveis
a,b : numerico
provavelmente (dependendo do compilador da linguagem utilizada) estas variáveis ocuparão espaços subseqüentes em memória. Baseado na necessidade de utilização de tipos como vetores e utilizando esta linearidade do armazenamento em memória fica fácil para as linguagens de programação implementarem estes tipos.
Os nomes das variáveis devem começar por uma letra e depois conter letras, números ou underline, até um limite de 30 caracteres. As variáveis podem ser simples ou estruturadas (na versão atual, os vetores podem ser de uma ou duas dimensões). Não pode haver duas variáveis com o mesmo nome, com a natural exceção dos elementos de um mesmo vetor.
A seção de declaração de variáveis começa com a palavra-chave var, e continua com as seguintes sintaxes:
<lista-de-variáveis> : <tipo-de-dado>
<lista-de-variáveis> : vetor "["<lista-de-intervalos>"]" de <tipo-dedado>
Na <lista-de-variáveis>, os nomes das variáveis estão separados por vírgulas. Na <lista-de-intervalos>, os <intervalo> são separados por vírgulas, e têm a
seguinte sintaxe:
<intervalo>: <valor-inicial> .. <valor-final>
Na versão atual do VisuAlg, tanto <valor-inicial> como <valor-final> devem ser inteiros. Além disso, exige-se evidentemente que <valor-final> seja maior do que <valor-inicial>.
Um vetor é uma variável composta homogênea unidimensional formada por uma sequência de variáveis, todas do mesmo tipo, com o mesmo identificador (mesmo nome) e alocadas sequencialmente na memória.
Um vetor é declarado definindo-se seu nome, tipo e tamanho;
V : vetor [0..N] de inteiros
Essa declaração define uma variável chamada V que pode armazenar um conjunto de números inteiros que serão identificados como
V[0], V[1], V[2], ..., V[N],
...