Estrutura E Organização Da Educação Brasileira E Educação E Diversidade
Pesquisas Acadêmicas: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira E Educação E Diversidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patriciaanadias • 28/3/2015 • 2.716 Palavras (11 Páginas) • 350 Visualizações
DESAFIO PROFISSIONAL
PEDAGOGIA
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
Estrutura e Organização da Educação
Brasileira e Educação e Diversidade
Professora Tutora EaD: Elaine Murbach
Atividades Práticas Supervisionadas
Adriane Reiner Franco - 9904004633
Isabeli Aparecida Xavier de Souza - 8520915918
Patrícia Ana Dias - 8741142354
Priscila Taveira Luiz Bueno dos Santos - 9904010182
Agudos- SP
24/04/2014
Sumário
Introdução.............................................................................................................3.
1. Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo...........................................................4, 5 e 6.
2. Analise critica da comemoração dos dias dos pais...........................................7.
3. Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade multiculturalismo..............................................................................8.
4. Considerações finais.........................................................................................9. Bibliografia.........................................................................................................10.
Introdução
A escola municipal Saber Conviver possui um projeto Pedagógico Curricular que visa pelo respeito ás diversidades e ao multiculturalismo.
Em breve irá realizar uma festa em Homenagem aos familiares de seus alunos, a equipe escolar precisa desenvolver um projeto com base na diversidade e o multiculturalismo, de acordo com a proposta curricular da escola.
A equipe de professores entende que a comemoração organizada pela escola tem
um sentido mais amplo, de promoção da dignidade humana e dos valores de respeito, tolerância e dignidade humana.
Organizar práticas pedagógicas que estejam em sintonia com o Projeto Pedagógico
Curricular da Escola Municipal Saber Conviver e planejar uma festividade que
considere a diversidade familiar dos alunos será o grande desafios dos professores e
coordenação pedagógica. A partir deste momento este será o seu desafio também,
promover a diversidade e o multiculturalismo.
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996:
Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. XII - consideração com a diversidade étnico-racial. III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino;
Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. § 2o O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. § 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. § 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. § 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial
...