Estrutura E Organização Da Educação Brasileira Educação E Diversidade
Dissertações: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira Educação E Diversidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 91277299 • 23/5/2014 • 1.714 Palavras (7 Páginas) • 804 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Educação e Diversidade
Rosiane do S. dos Santos Silva - RA: 8949191709
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Simone Anacleto Pariz
Marabá/PA
2014
Introdução
Este trabalho tem como finalidade fazer com que a criança reconheça algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade, aprendendo a respeitá-las, através do levantamento de diferenças e semelhanças individuais, sociais,econômicas e culturais entre os alunos da classe e entre eles e as demais pessoas que convivem e trabalham na escola, abordando idade, sexo, origem, costumes, trabalho, religião, etnia, organização familiar, lazer, jogos, interação com meios de comunicação (televisão, rádio, jornal), atividade dos pais, participação ou conhecimento artístico, preferências em relação à música, à dança ou à arte em geral, acesso a serviços públicos de água e esgoto, hábitos de higiene e de alimentação. Levantamento de diferenças e semelhanças entre as pessoas e os grupos sociais que convivem na coletividade, nos aspectos sociais, econômicos e culturais:
diferentes profissões, divisão de trabalhos e atividades em geral entre idades e sexos, origem, religião, alimentação, vestimenta, habitação, diferentes bairros e suas populações, locais públicos (igrejas, prefeitura,hospitais, praças, mercados, feiras, cinemas, museus), locais privados (residências, fábricas, lojas), higiene, atendimento médico, acesso a sistemas públicos de água e esgoto, usos e aproveitamento dos recursos naturais e fontes de energia (água, terra e fogo), locais e atividades de lazer, museus, espaços de arte, diferentes músicas e danças.
Desenvolvimento
Passo1
Documento:
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional
(LDBEN 9.394/96) A Educação é desenvolvida na vida familiar, na convivência humana, na escola, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e manifestações culturais, a educação é dever da família e do Estado, baseando-se sempre na igualdade de condições, liberdade de ensinar e aprender, pesquisar e divulgar as culturas e pensamentos, respeito à liberdade, gratuidade do ensino público, valorização do professor.
Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN)
São a referência básica para a elaboração das matrizes referências.Os PCN´s foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Eles traçam um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção dos jovens na vida adulta; orientam os professores quanto ao significado do conhecimento escolar quando contextualizado e quanto à interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira e Aricana As novas diretrizes situam-se no campo das
Políticas de reparações, de reconhecimento e valorização os negros, possibilitando a essa população o ingresso, a permanência e o sucesso na educação escolar. Envolve, portanto, ações afirmativas no sentido de valorização do patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro, de aquisições de competências e conhecimentos
tidos como indispensáveis para a atuação participativa na sociedade.
Referencial Curricular
Nacional para Educação
Infantil, Volume 1. Colaborar com as políticas e formação de programas de educação infantil, respeitando o desenvolvimento natural da criança, suas expectativas vividas, embasado no respeito à dignidade e as direitos da criança, nas suas diferenças individuais, econômicas, sociais, culturais, étnicas, religiosas, etc. o direito da criança brincar, expressar, pensar, interagir, e comunicar-se.
Passo 2
Escola Municipal Pequeno Príncipe.
Papai meu amigão
Autora: Prof. Elaine Matias Figueira
Orientadora: Prof. Aparecida Liberal
Turma: Jardim II.
Período: 08 de agosto a 12 de agosto de 2011.
Objetivos específicos:
Proporcionar a oportunidade de unir pai e filho numa confraternização;
Reconhecer a importância do carinho, da atenção do estar mais presente no seio familiar;
Valorizar a importância de ser pai e as qualidades de um pai;
Valorização da figura paterna;
Conhecer os personagens da família, enfocando a figura masculina;
Interagir pais e filhos durante as atividades realizadas.
Período: 08 de agosto a 12 de agosto de 2011.
Análise
...