Estrutura E Organização Da Educação Brasileira Educação E Diversidade
Casos: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira Educação E Diversidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: neusa02 • 16/9/2014 • 1.151 Palavras (5 Páginas) • 529 Visualizações
Introdução
O presente trabalho é sobre Estrutura e Organização da Educação brasileira e Educação e diversidade,mais concretamente, Lei de Diretrizes e Bases , Parâmetros Curriculares Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.Festa do dia das mães em uma escola,visualisando cinco desenhos trabalhando a diversidade multiculturalismo, considerações Finais, referências bibliográficas,esta organizado em quatro passo, e dez páginas.
Desenvolvimento
Passo1
Documento:
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional
(LDBEN 9.394/96) A educação não é só um dever da familia mais também do Estado.
Qualificando e formando individuo para o trabalho.
Acesso e permanencia da criança e do adolecente na escola.
Tendo liberdade quanto no aprender,no ensinar,tendo divulgação à cultura.
Ter um ensino publico e de qualidade.
Respeito a liberdade e apreço a tolerânça.
Parâmetros Curriculares Nacional (pcn)
Constituem um referencial de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o País.Sua função é orientar e garantir a coêrencia dos investimentos no sistema educacional,socializando discussões,pesquisa e recomendações
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Valorizar a identidade,história e cultura dos afro-brasileiros.
Ensino ministrado por professores competentes no ensino de negros e não negros,capazes de corrigir posturas,atitudes,palavras que apliquem desrespeito e descrininação.
Referencial Curricular
Nacional para Educação
Infantil, Volume 1. • o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas
nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais,
étnicas, religiosas etc.;
• o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis,à comunicação, à interação social, ao pensamento, à
ética e à estética;
• o atendimento aos cuidados essenciais associados à
sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.
Passo 2
Título: Comemoração do dia das Mães
Disponível em http://www.escolasp.com.br/arles/2013/dia_das_maes_ed_inf_2013/dia_das_maes_ed_inf_2013.html
Acesso em 28/03/2014
Analise crítica
Elaborar e prover um evento,acaba sendo um grande desafio para a escola.A escola São Paulo não foi diferente,preparou com os alunos da educação infantil um evento para comemorar o dia das Mães,pelo relato das mães foi um encontro muito emocionante entre filhos e mães,mas também pude observar que nos convidados não tinha somente as mães,tinha pais,avós e outros familiares.O objetivo da escola também foi trazer a comunidade e a familia para dentro da escola.
Lembrando que entre os pequenos alunos da escola,a diversidade entra num grande contexto,podemos verificar pelas fotos que a escola enfatizou sobre os valores,crenças e a estrutura familiar.
Entrando no site pude ler mais sobre esta escola,é uma escola que se preocupa muito com sua estrutura.
Com este evento voltado para o dia das mães,a escola nos mostrou que trabalha com atividades que exploram a capacidade do aluno, sem ignorar os aspectos culturais, o contexto social, político-econômico do qual fazem parte a escola. A Escola São Paulo, por ser democrática, valoriza as relações humanas e sociais entre os membros da associação, numa perspectiva solidária e coletiva porque acredita que no espaço escolar os alunos têm a possibilidade de vivenciar os valores morais e éticos.
Passo 3
Desenho visualizado por você Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo
Duas mulheres de mãos dada
Pode ser vista como uma união de pessoas do mesmo sexo.Na sociedade ainda é muito descriminada,enfatizar que esta condição não afeta estas pessoas a capacidade de trabalhar,estudar,ler,e ter acesso a grandes tecnologias.
Jovem careca
Podendo ser uma pessoa com uma queda de cabelo,um modismo,uma escolha religiosa,ou referente a um tratamento quimico devido um problema de saúde.Esta condição não afeta este individuo a capacidade de trabalhar ,e de levar uma vida normal,podendo desenvolver varias atividades des que seja com um acompanhamento de um proficional.
Idoso sentado no banco
Pode se dominar uma pessoa sabia,com grande esperiência
...