Estrutura Em Redes
Trabalho Universitário: Estrutura Em Redes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 4/10/2014 • 632 Palavras (3 Páginas) • 1.786 Visualizações
Estrutura em redes
Introdução: As organizações aplicavam estruturas tradicionais com estrutura matricial e linha – staff, nos dias de hoje graças ao desenvolvimento da informática se usam a estrutura em redes substituindo os tradicionais departamentos funcionais, com mais clareza nos seus organogramas.
O que é estrutura em redes
Referencia: Segundo o autor “Idalberto Chiavenato”
A estrutura em redes era muito utilizada na informática, no que o servidor se localizava no centro distribuindo em equipes para os demais setores, como uma “teia”.
As organizações em redes adotaram este método para melhorias nas divisões das tarefas, as tradicionais eram limitadas. Definem em “permanentes, estáveis e imutáveis”. Quando as redes são “mutáveis, ágeis e flexíveis podendo redefinir seu encadeamento nas suas atividades”, as redes tem vantagens na visualização do desenho com mais clareza e eficaz resumindo os departamentos transformando em equipes.
“As estruturas em redes podem ser unidades organizacionais ou equipes integradas”.
Redes de unidades: É composta de diversas áreas com a empresa - mãe como um núcleo principal rodeado por empresas ou unidades.
Redes de equipes: são determinadas funções, mas depende de outras equipes nas suas especificas funções que é chamada de “equipes interfuncionais” que tem autonomia, mas não suficiente para completar uma atividade ou missão. “As equipes multifuncionais são compostas de várias especialidades” para que a equipe se tornasse uma célula completa uma ligando na outra para que elas tenham total autonomia e autossuficiência, isso se torna independente para não precisar de outras equipes. A estrutura em redes é baseada em se chamar de “empoucerment”, ou seja, “delegação de autoridade e responsabilidade nas unidades e equipe”.
Quais as características da estrutura em redes?
Referencia: Segundo o autor “Idalberto Chiavenato”.
São varias características incomuns em redes, com, por exemplo, “elevada flexibilidade, mobilidade, horizontalidade, conectividade, coordenação própria, autonomia, autossuficiência”. Como visto cada característica contem uma enorme responsabilidade em sua função para realizar a missão.
Vantagens na estrutura em redes:
Referencia: Segundo www.ebah.com.br/content/ABAAAfC88AC/estruturas-organizacionais , Enviado por: Rudimar Ernandes Walkoviecz
“Vantagens: permite a visualização do negócio, permite integrar unidades de negócio, baixíssimo custo operacional. Características: alta tecnologia, excelência no desempenho, aproveitamento de oportunidades de mercado, confiança entre os membros e ausência dos limites das organizações tradicionais”.
Na estrutura em redes podem se encontrar muitas maneiras de ser projetada conforme em que a empresa ou organização necessitar sempre usando o centro como referencia para distribuição nos demais setores utilizando Word, mas também pode ser utilizado no Power point se formando em “teia”.
Conclusão:
Atender o mercado hoje em dia não é fácil com a concorrência marcando em cima e a tecnologia de varias empresas aprimorando os seus negócios temos sempre estar atualizados para não ar bandeira, por isso entra a estrutura em redes para atender todas as necessidades para satisfazer o cliente que é a principal fonte de lucro.
...