Estruturas De Madeiras
Artigo: Estruturas De Madeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcusEc • 9/12/2014 • 579 Palavras (3 Páginas) • 752 Visualizações
Exercícios de Estruturas de Madeira
• Madeira como material estrutural:
1) Cite algumas desvantagens de se construir com estruturas de madeira.
R: Variabilidade - é um material fundamentalmente heterogéneo e anisotrópico. Mesmo depois de transformada, quando já empregue na construção, a madeira é muito sensível ao ambiente, aumentando ou diminuindo de dimensões com as variações de humidade.
Vulnerabilidade - é bastante vulnerável aos agentes externos, e a sua durabilidade é limitada, quando não são tomadas medidas preventivas.
Combustível.
Dimensões - são limitadas: formas alongadas, de secção transversal reduzida.
2) Apresente algumas espécies de madeira comerciais do Brasil no que diz respeito a aplicação na construção civil.
Angelim; angelim-pedra; angelim-vermelho; cedrorana; cumaru; cupiúba; curupixá; garapa; jatobá; mandioqueira; muiracatiara; oiticica-amarela; pau-roxo; quaruba; tauari-vermelho
3) Desenhe um cubo de madeira e ilustre os anéis de crescimento e as três direções principais da madeira.
4) Cite e comente propriedades físicas mais relevantes para a utilização da madeira como material estrutural.
Estrutura interna : característica definidas pela fisiologia da árvore.
Umidade : as madeiras são consideradas materiais homogêneos, com teor de umidade de 12 %.
Densidade : a densidade da madeira será definida a partir da hipótese de material homogêneo como sendo a relação entre o volume e a massa específica.
Rigidez : a madeira serrada apresenta três planos de simetria elástica preferenciais orientadas nas direções longitudinal, radial e tangencial.
Resistência : para aplicação em projetos a resistência da madeira será representada de modo simplificado, tomando-se como base a orientação dos feixes de fibra.
5) Cite e comente propriedades mecânicas mais relevantes para a utilização da madeira como material estrutural.
R: Capacidade de sustentação de cargas ou forças;
Resistência a deformação : compressão, flexão, distorção, deformação elástica reológica. E por ser matéria-prima renovável e baixa massa específica quando comparada a outros materiais. Se constitui em uma ótima opção como material construtivo. Embora possa sofrer degradação biológica, mantém sua durabilidade quando preservada com tratamento químico adequado e conserva sua capacidade resistente ao longo da vida útil da edificação, uma vez que haja um programa permanente de manutenção.
6) Porque as propriedades mecânicas da madeira são diferenciadas em paralela e normal às fibras? Em qual direção encontramos os maiores valores das propriedades? Explique.
Porque a resistência varia de acordo com três
...