Estruturas Organizacionais
Pesquisas Acadêmicas: Estruturas Organizacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedroeu • 21/5/2014 • 355 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
1. Fundamentação teórica
A disciplina estruturas organizacionais tem como objetivo oferecer como competência o saber como dividir, integrar e coordenar o trabalho nas organizações, aliando o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis (eficiência) à obtenção dos resultados esperados (eficácia). Necessário se faz prover a administração de condições de adaptabilidade, frente ao ambiente organizacional, cada vez mais dinâmico e mutável. A disciplina introduz às diversas formas que podem tomar as estruturas organizacionais, suas aplicações e as novas perspectivas e soluções propostas e adotadas.
1.1 Organizando a Organização
Amitai Etzioni, considerado um dos criadores da Teoria Estruturalista, já escrevia na década de 1960 que “nascemos, somos educados, trabalhamos, nos divertimos e morremos em organizações”, dando a devida dimensão da importância das organizações para a existência do ser humano.
De um lado, podemos considerar a ORGANIZAÇÃO como uma entidade social, na qual pessoas e recursos diversos se agrupam a fim de atingir objetivos específicos. A empresa na qual trabalhamos, por exemplo, dá a ideia de um local físico, concreto, estabelecido.
Por outro lado, também é válido considerar a ORGANIZAÇÃO como uma das funções administrativas, encarregada de dar forma ao trabalho, ou seja, o seu projeto organizacional, de maneira que essas pessoas e recursos consigam os melhores resultados possíveis.
Por exemplo, uma indústria de transformação, que produz bens, precisa transformar insumos como matérias primas, energia, tecnologias diversas em produtos, utilizando instalações, maquinário e trabalho especializado.
Já em um comércio de varejo, muitas vezes encontra-se uma estrutura bastante enxuta, bastando um espaço para a apresentação dos produtos, um local de estocagem e alguns poucos vendedores.
A situação pode ser ainda mais distinta se essencialmente não existir um bem material envolvido.
Uma empresa de consultoria presta serviços e pode executar vários projetos ao mesmo tempo, compartilhando os seus especialistas.
Na mesma linha, uma universidade oferece diversos campos e áreas de atuação, mas oferecendo basicamente conhecimento e formação.
Ao considerarmos os exemplos de organizações acima, encontramos diferenças de tal porte que é inconcebível que possam ter as mesmas soluções administrativas. Para cada situação específica, deve-se orientar o projeto de estrutura organizacional, que leve à obtenção de resultados mais satisfatórios, tentando obter o máximo em ganhos de eficiência e eficácia, ou seja, a excelência no desempenho.
...