Estudo Da Evolução Termomecânica Da Bacia Do Parnaíba
Trabalho Escolar: Estudo Da Evolução Termomecânica Da Bacia Do Parnaíba. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucianamel • 24/10/2013 • 213 Palavras (1 Páginas) • 528 Visualizações
A Bacia do Parnaíba situada na região nordeste brasileira, possui uma área de
aproximadamente 675.000 km² e, apesar do fomento exploratório ocorrido nos últimos anos, é considerada pouco explorada. Possui características inerentes a uma bacia paleozoica, com uma longa história evolutiva, marcada por discordâncias expressivas e com uma cunha sedimentar relativamente rasa se comparada às bacias cretáceas brasileiras, o que levanta controvérsia a respeito da suficiência do soterramento para a eficiência de geração. Contudo, ocorrem na bacia rochas vulcânicas básicas intrusivas e extrusivas, eotriássicas e eocretáceas, que representam um aspecto importante na evolução térmica. O efeito térmico destas intrusões seria responsável pelo acréscimo de calor necessário à maturação da matéria orgânica e consequente geração de hidrocarbonetos. Este trabalho contribui com a reconstrução da história térmica desta bacia a partir da modelagem das variáveis termais e da história de soterramento. Para isso, foram utilizados modelos consagrados na literatura, que permitem, de forma simples, a estimativa do fluxo térmico do embasamento. Na análise da influência de intrusões ígneas na estrutura térmica da bacia, o modelo bidimensional desenvolvido pelo método de diferenças finitas se mostrou apropriado.
Utilizou-se o fluxo térmico basal calculado nas condições de contorno da modelagem da influência térmica das ígneas. Como resultado obteve-se a estruturação térmica da bacia e a maturação de suas rochas geradoras.
...