Estudo De Casa IBM
Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Casa IBM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 05karla • 25/5/2014 • 607 Palavras (3 Páginas) • 4.395 Visualizações
- Como você definiria a estrutura organizacional da IBM?
Conforme percebemos no texto em análise, a Estrutura Organizacional da IBM é mostrada como ineficiente, pois constatamos esta afirmação na parte que diz: “em tese é uma unidade, mas na prática é um arranjo esquisito e descombinado ao qual falta objetivo comum; (referindo-se à IBM). Além disso, também constatamos até mesmo pelos relatos da situação financeira desta empresa que se encontra (na data de publicação do texto: Caso: Como vai a IBM?) em sérias crises.
2- Qual a sua opinião sobre as decisões do novo presidente?
O novo presidente da IBM ao chegar, descartou imediatamente a ideia de esquartejar a IBM e vender seus pedaços, o que era bastante comum na época. Em vez disso, fortaleceu a área de serviços, reconstruiu a cultura interna estraçalhada pela crise e apostou no fenômeno da Internet com a criação do conceito e-business (negócios on-line), cunhado em 1997.
Em nossa opinião, as medidas adotadas por ele logo de início não foram as piores possíveis, ou seja, não acreditamos que a IBM em meio à crise em que encontrava-se, deveria ser dividida e vendida aos pedaços sem critério algum e sim o novo presidente deveria ter dado prioridade aos produtos/serviços que realmente davam lucros para a IBM e gastar “energia” com estasáreas prioritárias.
3- Como você cuidaria dos aspectos de centralização X descentralização da IBM?
Acreditamos que os dirigentes deveriam buscar identificar e explorar as interligações entre as unidades com potencial de agregar valor à corporação como um todo.
O potencial da extração de valor da administração das interligações só fica visível quando os executivos das unidades de toda a empresa participam do processo de desenvolvimento da Estratégia Coletiva. A identificação e administração das interligações surgem não de um exercício da diretoria da empresa, mas sim de um processo no qual os gerentes de linha de toda a empresa reconhecem o possível valor agregado da ação coletiva.
No texto em análise, percebemos que não havia uma boa comunicação interna na IMB e isto não deve acontecer nas empresas, mesmo tratando-se de ramificações bem distintas. Por isso, acreditamos no poder da comunicação para que todas as decisões tomadas estejam alinhadas em todos os setores da empresa.
A descentralização é preferível em épocas de certeza e previsibilidade. Em situações de risco, crise ou dificuldade, a autoridade é centralizada no topo, enquanto durar a emergência, e a descentralização somente voltará quando o perigo for ultrapassado. Essa visão é criticada. A descentralização é hoje enfatizada em temposde mudança e de emergências. Pois, como os núcleos da IBM não mantinham alinhamentos entre si, acreditamos que a centralização no momento seria a melhor opção.
4- Se Louis Gerstner lhe perguntasse, o que você sugeriria para fazer a IBM mais ágil e competitiva?
Nós sugeriríamos que a IBM se desfizesse de várias atividades que já tinham se transformado em commodities (termo usado como referência aos produtos de base), como os segmentos de PCs e Impressoras, e que ampliasse os seus investimentos em áreas-chave
...