Estudo De Caso 1
Artigos Científicos: Estudo De Caso 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liliankla • 19/3/2014 • 3.598 Palavras (15 Páginas) • 581 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA- SÃO JOSÉ
ENFERMAGEM
ESTUDO DE CASO B1
SÃO JOSÉ 19 DE MARÇO DE 2014
FACULDADE ANHANGUERA- SÃO JOSÉ
ENFERMAGEM
PROFESSORA: ISLENE SCHMIDT
MATÉRIA: ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO I
ALUNOS: FABRICIO GONÇALVES, NEREU CABRAL, THIAGO VALDIR DE SOUZA, ANA MARTENDAL, LILIAN KLABUNDE, SONIA MARA SOUZA
ESTUDO DE CASO B1
SÃO JOSÉ 19 DE MARÇO DE 2014
Caso clinico
B.S., 39 anos, casado, católico, 3 filhos, pedreiro, residente em palhoça, chegou na emergência do hospital X no dia 10/03/05 em torno das 10:00 horas da manhã. Queixando-se de dor torácica acentuada que se irradia para a região submandibular, epigastralgia e náuseas. Informou que a dor iniciou em torno das 06:00 horas da manhã quando tomava seu café para ir trabalhar. Está bastante ansioso, com palidez cutânea acentuada, sudorese abundante e discreta cianose labial, como também bastante inquieto e preocupado com sua situação.
Ao exame físico apresenta PA de 150x100mmHg, FC 90bpm, FR 32mrpm, TA 37 ºC. Fumante de longa data (em torno de 30 cigarros por dia), ingere muitos alimentos gordurosos (gordura animal) e carboidratos e consome muito pouco frutas e verduras pois não gosta muito destes alimentos. Não pratica atividade física, relatando “meu trabalho exige muito preparo físico. Carrego muito peso”. Consome cerveja e caipirinha aos finais de semana. Como medida inicial de tratamento, instalado oxigenioterapia por cateter nasal 2litros por minuto, soro glicosado 5% 500 ml, nitrato sublingual SN, heparina EV sendo feito 5000UI em bolus e 10.000 em 250 de SG5% a 15 ml/hr, morfina EV (feito 10 mg as 10:30 hs). Feito ECG e coletado sangue para dosagem de enzimas cardíacas.
APÓS RESULTADOS DE EXAMES FOI SOLICITADO SUA INTERNAÇÃO na Unidade Coronariana. 72 horas após admissão no hospital, BS recebe alta da Unidade coronariana e vai para Unidade de internação médica com a seguinte prescrição médica: Nitrato SL de dor precordial, Heparina EV em bomba de infusão contínua, Captopril 25mg de 8/8 horas, Propanolol 40 mg 2x ao dia, Hidroclorotiazida 1x ao dia. Repouso relativo e dieta hipolipídica,
Discussão
1. Quais os cuidados de enfermagem na administração dos medicamentos que B.S. ingere?
R: Os cuidados de enfermagem,o que tange a enfermagem nesse processo de administração de medicamentos, a compreensão e um viver com responsabilidade traduz uma prática holística, valorizando o indivíduo com valores, cultura e com diminuição de possibilidades de erros e com uma qualidade de assistência que a sociedade é merecedora. A sensação de culpa de ter sido a fonte provocadora de sofrimentos, dores ou levado a morte de um ser humano é uma punida de que não há necessidade de leis para referendá-la.
2. Quais os problemas colaborativos de enfermagem este paciente apresenta (lembrando problemas colaborativos de enfermagem é aqueles que possamos intervir)?
R: O problema colaborativo do paciente são complicações fisiológicas que os enfermeiros monitoram com detecção das modificações conseqüentes do seu estado. No problema colaborativo, os enfermeiros se utilizam de prescrições médicas e/ou ainda intervenções próprias para controlar ou minimizar as complicações apresentadas pelo paciente/cliente, podendo este paciente cair a saturação, aumentar a PA, podendo voltar a ter FA ou normalizando, tendo um aumento de temperatura, entre outros problemas, para prevenir isto devemos controlar as medicações e ver alterações do paciente
3. Identifique 05 diagnostico de enfermagem NANDA que você considera mais importante dentre dos muitos que este caso possa apresentar.
R: Banho e Higiene, Risco de infecção, Dor , Retenção urinaria, Alimentação.
Monte um plano de intervenções de enfermagem para este paciente em cima dos diagnósticos NANDA identificados.
R: Avaliar o paciente a cada plantão de 12 ou 6 horas, verificando os cuidados de mediações corretas, diagnosticando mudanças e vendo estratégias como fisioterapias para melhoras do paciente no caso na respiração, planejando que o paciente após alta terá que visualizar como ele devera agir em sua residência para que o mesmo não retorne mais ao centro com os mesmo problemas tendo uma lista contínua.
Nitrato
Nitrato é um cátion de fórmula molecular NHO3− e massa molecular de 79.0049 g/mol. São um grupo de fármacos vasodilatadores, usados no tratamento da angina de peito e da disfunção eréctil masculina (causa de impotência).
Farmacologia: Os nitratos são NO nos tecidos. solúvel é um iador fisiológico. Ele relaxa as células musculares lisas, como aquelas existentes nos vasos sanguíneos.
O efeito antianginoso é devido a dois mecanismos. Os nitratos dilatam vasos colaterais que permitem maior quantidade de sangue passar pelo miocárdio. Também reduzem o trabalho cardíaco ao reduzir a tensão arterial periférica. Logo eles aumentam o suprimento de oxigénio ao coração e diminuem as suas necessidades ao mesmo tempo....
Efeitos: Alívio imediato da dor causada pela angina.,Vasodilatação das coronárias e outros vasos (vasos do pénis - especialmente com Sildenafila (Viagra))., Relaxamento do esófago, brônquio, intestino e canais biliares (o seu músculo liso é igualmente sensível).
Efeitos adversos: O nitrato encontrado em águas minerais é associado ao risco de duas doenças graves: a Metamoglobinemia, conhecida como Síndrome do Bebê Azul e o Câncer Gástrico. O site do Instituto do Câncer (www.inca.gov.br) e estudos da literatura médica alertam qua a ingestão de água proveniente de poços que contêm uma alta concentração de nitrato está relacionada com a incidência do Câncer de Estômago., Hipotensão postural (devido à vasodilatação)., Dores de cabeça. ,Perigo de choque por hipotensão se sildenafil e outros nitratos forem tomados pela mesma pessoa
Usos clínicos: No tratamento da angina pectoris estável e instável., Tratamento de insuficiência cardiaca aguda., Tratamento de insuficiência cardiaca
...