Estudo De Caso
Dissertações: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nirleia • 11/10/2013 • 2.527 Palavras (11 Páginas) • 386 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 4
2.1 Ramo de atividade da empresa..............................................................................4
2.2 Produtos e ou serviços...........................................................................................4
2.2 Tipos da empresa...................................................................................................4
2.3 Portes da empresa.................................................................................................5
3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL .6
3.1 Motivações para a criação da empresa..................................................................6
3.2 Organizações do processo de trabalho..................................................................7
4 DIREITO EMPRESARIAL......................................................................................8
4.1 Quantitativos de funcionário na organização.........................................................8
4.2 Medidas adotadas para evitar ou reduzir acidentes ou doenças adquiridas no trabalho.........................................................................................................................8
5 ESTATÍSTICA 9
6 CONTABILIDADE DE CUSTOS 10
7 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….14
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é sobre a empresa: COOAPRIMA Cooperativa Agropecuária Primaverense, composta de 72 cooperados do ramo agropecuário e também no comércio local. Situada na Avenida São Paulo, 1011, Parque Eldorado, Primavera do Leste, Mato Grosso. Telefone (66)3498-9583, E-mail: cooaprima@gmail.com.
Fonte da Entrevista: Élbio Luiz Silva de Oliveira – Encarregado Administrativo e Financeiro
No decorrer deste trabalho seguem informações sobre os conteúdos abordados no semestre como: a caracterização da empresa, o ramo de atividade da empresa, produtos e serviços, tipo da empresa, porte da empresa, psicologia organizacional, motivação para a criação da empresa, organização do processo de trabalho, direito empresarial, estatística e contabilidade de custos.
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
A entrevista foi realizada com Sr. Élbio Luiz Silva de Oliveira, a empresa pesquisada é a COOAPRIMA uma Cooperativa fundada em 26 de agosto de 2006 em Primavera do Leste - MT com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, social e tecnológico dos cooperados, através de sua união e participação, valorizando os princípios cooperativistas.
O Sr. Élbio Luiz Silva de Oliveira é graduado em História na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, possui curso de Gestão Financeira pela JW Consultoria e Treinamentos Ltda. Curitiba, PR, Curso de Técnico de Informática através do SENAC. Trabalha a cinco anos como Encarregado Administrativo e Financeiro na COOAPRIMA, por nomeação da diretoria da mesma, pois já trabalhava antes na empresa Armazéns Gerais Cuiabá por 15 anos na mesma função. O entrevistado continua se aperfeiçoando através de cursos, no momento cursando inglês.
2.1 RAMO DE ATIVIDADE DA EMPRESA:
O ramo da empresa Cooperativa agropecuária é atuar na prestação de serviços de beneficiamento e armazenagem de soja e milho.
2.2 PRODUTOS E OU SERVIÇOS:
Cooperativa agropecuária atua na prestação de serviços de beneficiamento e armazenagem de soja e milho, também esta atuando na intermediação de negócios de produtos químicos, sementes, milho e soja, formando lotes e nome dos cooperados para obter um melhor valor no mercado, tanto nas compras quanto nas vendas.
2.3 TIPO DA EMPRESA:
A COOAPRIMA é um tipo especial de sociedade, que pode ser constituída mesmo sem capital, mas apenas com serviços que não tenham finalidade lucrativa. É uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas à falência. Assim, sempre será caracterizada como sociedade simples.
A empresa pesquisada é privada, composta de 72 cooperados, sem fins lucrativos para a cooperativa.
A característica que define uma empresa sem fins lucrativos é a restrição de distribuição de lucros. Isto significa que ninguém tem direitos legais sobre o saldo financeiro positivo de uma empresa sem fins lucrativos, ou seja, a diferença entre suas receitas e custos, ou o que uma empresa chamaria de lucros. Como não há ninguém a reclamar esse saldo, é possível que os objetivos das empresas sem fins lucrativos sejam outros que não o lucro.
2.4 PORTE DA EMPRESA:
As pequenas e médias empresas são empresas com caraterísticas distintivas, tendo uma dimensão com determinados limites de empregados e financeiros fixados pelos Estados ou Regiões administrativas.
O SEBRAE utiliza o critério por número de empregados do IBGE como critério de classificação do porte das empresas, para fins bancários, ações de tecnologia, exportação e outros.
A classificação do porte das empresas de acordo com o SEBRAE é da seguinte forma: Comércio e Serviços: Microempresa: até 9 empregados; Pequena: de 10 a 49 empregados; Média: de 50 a 99 empregados; Grande: mais de 100 empregados.
A empresa pesquisada é classificada como pequena empresa, pois possuem 15 funcionários registrados e trabalhando no escritório, a cooperativa possui 72 cooperados.
3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
As práticas de Psicologia organizacional e do trabalho ocupam um importante espaço no contexto da profissão e justificam a necessidade de esforços investigativos para o conhecimento de seu estado atual.
A Psicologia, como atividade profissional, tem seu grande foco de reconhecimento nas práticas clínicas.
Em 2003, Garcia, Valdehita e Jover analisam diversas definições do tema e afirmam que:
A Psicologia do trabalho é uma disciplina
...