Estudo De Caso
Monografias: Estudo De Caso. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinemmiranda • 20/2/2014 • 1.930 Palavras (8 Páginas) • 258 Visualizações
Sumario
1.INTRODUÇÃO ............................................................................................. 4
2.OBJETIVO ................................................................................................... 5
3.JUSTIFICATIVA............................................................................................ 6
4. SOLUÇOES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PORTO DE SANTOS... 7
5. PORTO DE SANTOS E NOVAS TECNOLOGIAS...................................... 8
6. PORTO DE SANTOS USA ALTA TECNOLOGIA........................................ 9
7. LOGISTICA E INFRAESTRUTURA ............................................................ 10
7.1 SOLUÇÕES .......................................................................................... 10
7.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS.......................................................... 11
7.3 ESTUDO PREVIO .................................................................................... 11
8.CONCLUSÃO ............................................................................................ 12
9. REFERÊNCIAS ........................................................................................... 13
1. Introdução
Com o crescimento do comércio exterior brasileiro no período recente o Porto de Santos se destaca neste cenário por ser o maior e mais importante porto da América Latina. Tamanha estrutura requer regulação. No país, adotou-se o modelo de privatização, marcado pela Lei de Modernização dos Portos de 1993, que alterou aestrutura administrativa e operacional do sistema portuário nacional. Todas as alterações certamente serviram para fortalecer o sistema portuário brasileiro, mas ainda há evidências de grandes problemas, que geram ineficiências. Por isso, buscou-se analisar o marco regulatório do sistema portuário nacional, bem como indicadores de desempenho operacional e de custo de movimentação de contêineres, tomando como base o porto de Santos, a fim de identificar se os portos do país vem absorvendo de forma eficiente o expressivo aumento de demanda pelos serviços portuários.
2. Objetivo
Analisar a estrutura física e operacional do sistema do maior Porto do país sua movimentação de cargas e indicadores de desempenho, procurando identificar se o porto do país vem absorvendo de forma eficiente o expressivo aumento de demanda pelos serviços portuários, bem como as principais ineficiências que impactam sobre seus custos.
3. Justificativa
A relevância para execução do presente estudo está em pesquisar informações acerca dos problemas do Porto de Santos, uma vez que o porto é elemento central no processo de inserção na economia globalizada e o custo de suas atividades constitui-se em barreira para o desenvolvimento do comércio mundial, em crescente dinamismo. Deste modo, a análise de possíveis ineficiências que elevam os custos, prejudicando a competitividade e impossibilitando que a infraestrutura existente atenda de maneira eficiente sua demanda.
De qualquer forma, é importante a sistematização das idéiasexistentes acerca do assunto, principalmente em função da competitividade crescente no comércio mundial, que exige cada vez mais a capacidade de promoção pelos meios de circulação de um máximo de extensão e diversidade e um mínimo de tempo no fornecimento de insumos e produtos ao consumidor.
Em suma, espera-se contribuir para o debate sobre os Problemas no Porto de Santos e sistematizar estas informações para a sociedade, procurando manter o viés crítico sobre a situação encontrada.
4. Soluções para o desenvolvimento do Porto de Santos
Soluções para dinamizar o desenvolvimento do Porto buscavam novidades em produtos e serviços tecnológicos locais.
A aplicação da Tecnologia da Informação (TI) no setor portuário e demais segmentos da economia.
O Porto é o principal negócio atualmente da cidade e oferece opções para empresas do complexo portuário encontrar fornecedores de soluções na própria Região. O crescimento do Porto e de outros vetores de desenvolvimento local depende diretamente de tecnologia apropriada.
Em um comparativo com outros portos do mundo podemos observar que a TI ajuda Los Angeles escoar 40% da balança comercial norte-americana, em Xangai (CHI), a movimentação é seis vezes maior que em Santos. No porto de Cingapura, o tempo médio para liberar um contêiner é de duas horas. No Brasil, o mesmo procedimento pode levar dias. A informatização total dos processos aduaneiros e portuários seria parte da solução ideal. Temos como exemplo o caso de Rotterdam (HOL) para exemplificar como a tecnologia pode mudar a cultura nos portos brasileiros. NaHolanda, veículos robotizados levam o contêiner do pátio até o cais de embarque. Para isso ocorrer no Brasil, o trabalhador precisará de menos força física e mais conhecimento tecnológico. Homem com prancheta nas mãos na portaria do terminal não existe em portos modernos do mundo. Capacitar mão-de-obra também será um dos benefícios proporcionados pela TI em Santos.
Processos integrados podem resolver gargalos operacionais, por meio de coletores de dados, displays, leitores de placas e sensores rodoviários.
Esta estrutura avisa quando o caminhão está próximo de chegar, evitando filas. É preciso de áreas de apoio logístico para que isso funcione bem. Enfim, as demandas são muitas e a TI é ferramenta fundamental. Cerca de 30% da economia brasileira passa pelo Porto de Santos. Como vamos pensar no desenvolvimento do gigante porto sem os benefícios da tecnologia.
5. Porto de Santos e novas tecnologias
Melhoria atinge as cargas da cabotagem e o Porto de Santos está investido em tecnologia para cumprir com a nova determinação da Alfândega da Receita Federal de Santos. De acordo com a nova resolução da entidade não há mais obrigatoriedade de separação física entre contêineres que
...