Estudo De Caso
Artigos Científicos: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lenes • 20/3/2014 • 1.656 Palavras (7 Páginas) • 944 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se de um estudo de caso (SOMMERHAUZER: a expansão chinesa e a viabilidade de novos negócios no Brasil). O presente estudo irá fazer um levantamento de todas as informações necessárias para se empreender com sucesso, avaliar a viabilidade mercadológica e econômico-financeira de novos negócios, buscando respostas adequadas para alguns problemas propostos.
Quando se pretende investir em qualquer novo negócio, são diversos os fatores a serem analisados. De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) (1995), 70% dos novos negócios surgidos no Brasil não conseguem completar sequer um ano de vida. Sendo que, os fatores que levam à “morte” das empresas brasileiras são diversos. Contudo, acredita-se que as principais causas são: a falta de conhecimento do mercado em que se está atuando; a falta de informações sobre o novo negócio; e/ou, a falta de um planejamento adequado para implantação do projeto, sem a devida estimativa do capital a ser investido; sem a adequada previsão de vendas e lucros; e, sem uma prévia projeção dos custos operacionais. Por isso que se entende a necessidade e a importância da administração dentro de uma determinada empresa.
DESENVOLVIMENTO
Atualmente, devido a um cenário político-econômico freqüentemente instável, que torna as empresas mais sensíveis e vulneráveis ao ambiente externo, faz-se necessário a elaboração detalhada de projeto que possa orientar o investimento em um novo negócio.
Este projeto de empreendimento deve conter todas as informações relevantes para o tipo de negócio, não somente no que diz respeito ao ambiente externo como mercado de atuação, concorrentes, fornecedores, perfil dos consumidores, mas também sobre o ambiente interno da organização como investimentos necessários, custos, receitas, lucros, processos operacionais e plano de negócio em geral, além dos custos de oportunidades, alternativas disponíveis e eventuais dificuldades a serem enfrentadas.
O presente estudo se faz necessário para proporcionar ao empreendedor um maior conhecimento do mercado onde irá atuar, possibilitando um planejamento eficaz e diminuindo os riscos do investimento, facilitando ainda, a implantação do projeto. Ao verificar a viabilidade do negócio, a partir de uma análise de sensibilidade de vários cenários, pode-se dizer até que grau o projeto atende às expectativas e exigências do empreendedor e as eventuais alterações a serem feitas no projeto inicial para que os anseios do empreendedor sejam satisfeitos.
O caso Sommerhauzer trata de um fenômeno brasileiro relativamente novo no processo de internacionalização de empresas nacionais. A Sommerhauzer Company, criada por Nilton Sommerhauzer, demonstra que, na atualidade, parece ser possível viabilizar-se um modelo de negócio em que a empresa nacional, autônoma, consegue internacionalizar-se ao se beneficiar das condições de expansão da economia de um país central – a China.
Vale ressaltar que, qualquer empresa, para funcionar, requer a integração dos recursos humanos (pessoas), dos recursos materiais (máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, etc.) e dos recursos financeiros (capital, dinheiro necessário para as operações da empresa). Sem a presença de um desses recursos uma empresa não consegue sequer iniciar suas atividades. Assim, para que a empresa possa realizar o pagamento das dividas trabalhistas e tributárias sem iniciar um processo de falência, faz se necessário que a mesma faça acordos amigáveis com os funcionários, de maneira que ambas as partes não sejam prejudicadas e com relação dividas tributárias negocie parcelamento a longo prazo.
O sonho de todo funcionário é ser patrão, o que muitos não sabem que o fato de ser responsável por uma empresa requer muita dedicação e muitas vezes privações. As regras para manter uma empresa com as portas abertas e com o nome limpo no mercado são duras, a pessoa tem que ter em mente que para iniciar seu próprio negócio tem que ter um capital de giro pra abrir e manter a empresa por algum tempo. Muito dos investimentos feitos não começam a dar lucro de imediato, e com isso as contas do mês, fornecedor, funcionário que sempre tem família para manter e várias outras despesas que surgem durante o decorrer do mês.
“O empreendedor é aquele indivíduo que tem necessidade e é capaz de realizar coisas novas, é aquele que assume a responsabilidade de conduzir um negócio próprio, de tal forma que esse empreendimento funcione e alcance sucesso’’. A maioria dos empreendedores têm, como pontos comuns, além de outras características, muita garra, determinação e vontade de vencer. São pessoas que gostam de realizar, fazem as coisas acontecer e têm um caráter pró-ativo, ou seja, gostam de inovar e correm atrás das informações para sair na frente de seus concorrentes, também contratam e avaliam seu desempenho e desejam feedback rápido e objetivo. As pessoas com o dom empreendedor atuam de forma criteriosa baseando-se no planejamento e na tomada de decisões com o objetivo de minimizar a incidência de riscos imprevistos. E Nilton Sommerhauzer é um empreendedor responsável que é o primeiro a chegar ao seu escritório, e experiente, pois é um profissional que atua no setor da construção civil há cerca de 40 anos.
É preciso ter características decisivas com uma personalidade marcante e ser um sonhador capaz de transformar idéias em realidades. Ter autoconfiança, automotivação, capacidade de comunicação, criatividade, energia iniciativa, flexibilidade, liderança, integridade, perseverança, resistência a frustração e sensibilidade para administrar, também são pré-requisitos fundamentais para ser um empreendedor de sucesso. E o grande desafio de Nilton, como empresário, é coordenar pessoas, tomar inúmeras decisões burocráticas, administrar o tempo, atender ás expectativas dos familiares, dos funcionários que, muitas vezes, são amigos, dos familiares que são também funcionários, tudo isso com uma empresa jovem e com market share relevante, já posicionada entre as 10 maiores importadoras do segmento.
Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE/MG, as principais qualidades encontradas em empresários que tiveram êxito à frente de seus negócios foram: saber aproveitar as oportunidades; saber organizar: o empreendedor deve ter senso de organização, saber utilizar a capacidade de recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis de forma lógica e racional; ser líder: definir objetivos, orientar a realização de tarefas, combinar métodos e procedimentos práticos,
...