Estudo De Caso
Ensaios: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariaip • 28/4/2014 • 1.482 Palavras (6 Páginas) • 285 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analisar uma organização para fins de aprendizagem, identificando aspectos como: Clima organizacional, Cultura Organizacional, Qualidade de vida, Liderança, subprocessos de RH no estudo de Caso.
Constituir e condicionar uma imagem positiva é extremamente importante, pois faz parte da missão estratégica de uma organização. Como futuros gestores, cabe a nos identificar pontos fracos ou críticos que afetam as estruturas Organizacionais da instituição e assim todos os envolvidos com a empresa terem condições de conduzir uma instituição à melhoria da qualidade, assegurando uma imagem positiva perante a comunidade.
É importante ressaltar que a empresa é um organismo vivo, sistemático e que as células são as pessoas, com suas funções, comportamentos e características individuais necessitando de condições ideais de trabalho, assim como uma célula humana, e são tão complexos quanto a sua existência.
A empresa objeto de estudo deste trabalho é uma organização do ramo alimentício, localizada na Zona Sul, no estado do Rio de Janeiro.
O presente trabalho possibilita verificar as condições de trabalho dos indivíduos em uma organização possibilitando a definição de melhores estratégias de atuação da Gerência de Recursos Humanos visando uma melhor integração do indivíduo na empresa.
2 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Foi verificado na presente empresa que não houve situações de estresse entre os funcionários contribuindo para uma situação favorável na empresa.
A preocupação em se manter empático com a clientela vai mais além, pelo menos duas vezes por ano, Nelson, dono do restaurante, faz uma pesquisa com dois mil clientes do Fellini, num questionário especial, são feitas perguntas sobre a qualidade da comida, do atendimento, e do ambiente. Todas as reclamações e sugestões são ouvidas. Na última pesquisa mais de 50% das pessoas classificaram o restaurante como excelente. Ponto para o Fellini, que se beneficia do efeito multiplicador dessa avaliação.
2.1 QUALIDADE DE VIDA
A empresa preocupada com a saúde de sua equipe oferece uma alimentação saudável e balanceada, os funcionários usufruem o mesmo cardápio oferecido aos clientes e contam com o apoio da nutricionista para orientá-lo em suas refeições.
Anualmente, os colaboradores tomam vacinas antigripais e recebem gratuitamente remédios, o próprio plano de saúde oferecido tem aspecto preventivo, pois permite aos médicos solicitar exames periódicos para monitorar e prevenir doenças comuns de fácil controle.
Há um incentivo a prática de esportes por meio de patrocínio do time de futebol do restaurante que e formado principalmente pela equipe do salão da cozinha. O time participa de vários campeonatos envolvendo outros restaurantes.
Para promover o bem-estar físico e emocional da equipe, há uma verba para incentivo cultural, teatro, cinema, museus, esportes e passeios turísticos. Observando que a programação é feita pela própria equipe. Além disto, é oferecido um programa de inclusão digital, e também já foram oferecidos cursos de culinária saudável para quem se interessava por fazer um prato balanceado, através da escolha por quantidade e alimentos certos tudo isso para que os funcionários possam manter uma boa qualidade de vida. Através desse tipo de incentivo os funcionários se motivam a permanecer na empresa diminuindo o índice de rotatividade. Neste ponto os funcionários e a empresa são favorecidos, não sendo necessário abrir novos processos seletivos o que gera custos e demanda tempo.
2.2 LIDERANÇA
A liderança no restaurante foi exercida de forma participativa, todos os funcionários contribuem para um bom desenvolvimento, a liderança participativa apesar de ser um líder democrático ou participativo a tomar a decisão final, os outros membros são incentivados a contribuir no processo de decisão. Isso não só aumenta a satisfação no emprego, ao envolver os empregados ou os membros da equipe naquilo que se esta a passar na empresa como também ajuda a desenvolver as capacidades de todos. Os empregados e membros da equipe setem-se que controlam o próprio destino e setem-se motivados para trabalha com afinco por algo mais do que a mera compensação financeira.
O processo de desenvolvimento aplicado no restaurante , são treinamentos aos seus funcionários e com isso a empresa procura sempre criar condições ambientais, e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas,para que a empresa obtém bons resultados.
Pelo fato da empresa não estar voltada para o crescimento através da abertura de novas filiais, o restaurante aproveita os funcionários como uma ferramenta de gestão de pessoas para manter a excelência em atendimento e qualidade dos serviços.
Sempre enfrentaram os desafios ao longo dos anos para serem reconhecidos como o numero um em gastronomia do Rio de Janeiro, seja no passado, no presente ou no futuro a política de RH são comunicadas a equipe através de reuniões semanais.
3 CLIMA
O restaurante e uma empresa familiar e tem uma gestão participativa, o Fellini tem 62 funcionários e a família divide a direção, gerando um clima agradável de trabalhar. A direção é composta por Ana Maria, nutricionista supervisiona o cardápio e o atendimento, e a mãe e sócia Helena ajuda a cuidar da parte financeira e do atendimento.
3.1 CULTURA
Adepto da gestão participativa, Nelson promove reuniões com os funcionários para discutir o andamento dos negócios e oferece a eles vários incentivos.
O restaurante tem definido seu credo organizacional e suas diretrizes.
Missão: satisfação dos clientes internos e externos, oferecendo um atendimento personalizado uma equipe permanentemente treinada com uma comida saborosa e saudável oferecida a preço justo num ambiente limpo e familiar:
Valores: acreditando na conduta empresarial baseada em padrões ético de integridade e transparência.
Visão: creditando
...