Estudo De Caso
Trabalho Universitário: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thwwninha • 15/5/2014 • 3.506 Palavras (15 Páginas) • 489 Visualizações
O ambiente hospitalar é estressante, barulhento, com normas e rotinas próprias. Neste ambiente, o paciente perde sua identidade, privacidade e sua percepção de liberdade. A hospitalização traz para os pacientes e seus familiares sentimentos de insegurança que se acentuam quando estes pacientes possuem dependência para os cuidados básicos de enfermagem. É neste momento que a equipe técnica de enfermagem tem a oportunidade de focalizar suas ações no ser humano, receptor dos cuidados, ou seja, fazer uma conexão integrada entre as tarefas normatizadas pela instituição e aquelas voltadas para o processo de cuidar.
O presente trabalho refere-se a um, estudo de caso realizado no estagio na ala da oncologia no Hospital Geral de Palmas onde iremos ver o cotidiano de um técnico de enfermagem através da pratica, promovendo um cuidado integral e humanizado e não apenas técnico, os cuidados básicos prestados ao paciente com dependência da assistência de enfermagem representam o objeto deste estudo, que teve como objetivo analisar e descrever os cuidados referentes aos exames laboratoriais e as medicações usadas pelo paciente hospitalizado.
2 FICHA DE INTERNAÇÃO
2.1 DADOS DO PACIENTE
Paciente: Maria do Rosário da Silva
Sexo: feminino
Data de Nascimento: 04/08/1955
Idade: 58 anos
Estado civil: Casada
Data da Admissão: 08/10/2013
CNS: 209165492370001
RG:
CPF:
Mãe:
Pai: Nada consta
Endereço: Rua Santo Novo Horizonte nº 365
Bairro: Setor Central
Cep: 77650-000
2.1.2 Motivo de internação
Paciente Hipertensa de longa data, em uso de metiformina, encaminhada de Miracema do Tocantins por elevação das escórias nitrogenadas, anemia e anoxia. Descorada e sem edema.
2.1.3 Evolução de enfermagem
Paciente acamada, verbalizando, orientada, consciente, tranqüila, afebril, eupinéica, normotensa, normocárdia, não aceitou a dieta, AVP no MSD, no dorso da mão, evacuações fisiológicas presentes relata que sente vontade de fazer náuseas, sem se queixar e segue aos cuidados de enfermagem boa audição dieta via oral.
2.2 SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM
Data da Admissão na ala : 08/10/2013
Leito: 17
Nome: Maria do Rosário Pereira da Silva
Idade: 58 anos
Proveniente: encaminhamento
Especialidade: Nefrologia
Freqüência cardíaca: 55
Alergias: Não
Pressão arterial: 12x10 mmHg
Pulso: 90 bpm
Respiração: 18mpm
Temperatura: 36ºc
Nível de consciência: Consciente
Nutrição: Sem apetite
Auto cuidado: realizar glicemia capilar de 6/6 hs
2.1.1 Prescrição de Enfermagem
Verificar e anotar SSVV de 6/6hs
Cabeceira elevada 30º/cabeceira elevada 45º
Observar e anotar aceitação da dieta
Anotar volume de diurese de 6/6 hs
Observar e anotar o nível de consciência
Anotar debito urinário
Pesar em jejum
Punção do MSD
3 PRESCRIÇÃO MÉDICA
3.1 Exames
3.1.2 HEMOGRAMA COMPLETO
É o exame de sangue mais solicitado na rotina médica. Serve para avaliar a quantidade e a forma de alguns elementos do sangue como hemácias (células vermelhas, responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo), leucócitos (células brancas, integrantes do sistema de defesa) e plaquetas (fragmentos de células produzidos na medula óssea, importantes no mecanismo de coagulação sanguínea). Os médicos usam os resultados do hemograma para diagnosticar e ou avaliar a evolução de uma doença.
3.1.3 GLICEMIA
Exame de sangue que mostra a taxa de glicose na corrente sanguínea com o organismo em jejum. Ao informar se os níveis do açúcar (glicose) coletados do sangue após jejum obedecem a uma determinada faixa de valores medidos em mg/dL (miligramas por decilitro), este exame é o primeiro passo laboratorial na investigação do diabetes. Serve também para acompanhar a doença, inclusive durante a gravidez.
3.1.4 SÓDIO
Exame de sangue que mede os níveis de sódio (Na) na corrente sanguínea. A medida destas substâncias permite avaliar a função renal, o equilíbrio ácido/básico, a função neuromuscular e o comportamento da pressão arterial.
3.1.5 CALCIO TOTAL
Exame útil no diagnóstico e seguimento de distúrbios do metabolismo de cálcio e fósforo, incluindo doenças ósseas, nefrológicas e neoplásicas com repercussões naquele metabolismo. Valores elevados são encontrados no hiperparatiroidismo primário e terciário, em neoplasias com envolvimento ósseo, em particular, tumores de mama, pulmões e rins, e no mieloma múltiplo.
...