Estudo De Caso
Trabalho Escolar: Estudo De Caso. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 30161825 • 19/5/2014 • 1.523 Palavras (7 Páginas) • 361 Visualizações
Psicologia Organizacional –
Responda as questões
* Qual a importância da Psicologia Organizacional nas empresas tanto públicas como privadas?
À Psicologia Organizacional cabe analisar e compreender o funcionamento das organizações – empresas, instituições públicas e privadas.
Uma característica distinta entre as organizações está relacionada com os recursos humanos. Na organização pública há os concursos públicos, plano de carreira e cargos de confiança que mudam a cada gestão, já na organização privada, a permanência de
funcionários se dá até que os dirigentes decidam se eles ficam ou não, há predominância de competitividade entre as pessoas. A distinção entre os tipos de organização é muito grande, a organização privada tem como medida de eficiência, o lucro e a pública, a eficiência de seus serviços prestados à população. Existem varias diferenças entre o setor público e setor privado, apresentando algumas distinção dos dois setores como:
Públicas Privadas
Hábeis na produção
Internamente eficientes
Altamente empreendedoras e agressivas
Comprometidas na busca do lucro com determinação
Públicas Públicas
São Prestadoras de serviço
Comportamento burocrático
Ineficiente no empreendedorismo
Falta de espírito de aventura
Motivar o Servidor Público é uma tarefa mais complexa do que parece aos olhos de quem vê de fora uma repartição pública.
Motivar o colaborador de uma empresa privada é mais fácil pois normalmente as empresas contam com planos de carreira, benefícios e estratégias de gestão onde estão focados no colaborador pois isso significa mais produtividade quando ele está motivado e consequentemente o clima desta organização melhora significantemente.
* Explique a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow.
A hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, baseia-se na ideia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto realização.
Maslow definiu uma série de cinco necessidades:
Necessidades fisiológicas-> São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.
Necessidades de segurança-> São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc
No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.
Necessidades sociais-> São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.
No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc
Necessidades de estima-> Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.
No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.
Necessidades de auto realização-> Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o autocontrole.
No trabalho: Desafios no trabalho, necessidade de influenciar nas decisões, autonomia etc.
* Conceitue percepção.
O conceito de percepção deriva do termo latino perceptĭo e refere-se à acção e ao efeito de perceber ou percepcionar (receber através de um dos sentidos as imagens, impressões ou sensações externas, ou compreender e conhecer algo).
A percepção pode fazer referência a um conhecimento, a uma ideia ou à sensação interior que resulta de uma impressão material feita nos nossos sentidos.
Na óptica da psicologia, a percepção é a função que permite ao organismo receber, elaborar e interpretar a informação que chega do meio circundante através dos sentidos.
Os especialistas asseguram que a percepção é o primeiro processo cognoscitivo, que permite ao sujeito de captar a informação do meio envolvente através da energia que chega aos sistemas sensoriais.
O processo da percepção é de carácter inferencial e construtivo: a representação interna daquilo que acontece no exterior surge sob a forma de uma hipótese. A informação que chega aos receptores é analisada paulatinamente, da mesma forma que a informação proveniente da memória e que contribui para a interpretação e a formação da representação.
É através da percepção que a informação é processada e que se consegue formar a ideia de um só objecto, o que significa que é possível sentir diferentes qualidades com base no mesmo objecto e uni-las por intermédio da percepção para determinar que é um único objecto
* Como ocorre a aprendizagem nas organizações?
O funcionário ganha cada vez mais ênfase no cenário empresarial. De simples executor de tarefas passou a cliente interno, demonstrando assim
...