Estudo De Caso
Trabalho Universitário: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laodiceiasantos • 11/6/2014 • 1.624 Palavras (7 Páginas) • 380 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo agregar valores e conhecimentos através da experiência para os alunos do curso de Administração aprimorar a aprendizagem via interdisciplinaridade, integrando teoria e prática por meio de aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.
Para realizarmos este trabalho, visitamos a organização Drogaria Verde no ramo de comércio varejista de medicamentos e perfumaria, com a finalidade de investigar e identificar a aplicação das práticas de gestão em suprimentos, logística e finanças, descrevendo as práticas adotadas e relacionando-as com as teorias abordadas, tendo como consequência identificação dos pontos fortes das práticas de gestão adotada e pontos a serem melhorados.
1. Perfil da Organização
1.1 Denominação, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa
A Drogaria Verde possui uma gestão comandada por Maria José Lima de Amorim está localizada na Rua Senhor do Bonfim, na cidade de Pilar, estado de Alagoas. A Proprietária possui duas funcionarias com função de atendimento ao cliente e uma farmacêutica.
Em busca de uma situação financeira, mas ampla a empresaria Maria José resolveu comprar a empresa Drogaria verde Ltda., que tem como nome fantasia Drogaria Verde, a mesma surgiu por volta dos anos 80 com o fundador Daniel. O fundador teve uma visão empreendedora, pois nessa época na localidade só existia apenas duas farmácias na região onde hoje há mais ou menos 10 concorrentes em uma cidade de mais ou menos 33.312 habitantes.
A Drogaria Verde trabalha atualmente revendendo medicamentos em geral e perfumaria possuindo o compromisso que é com a qualidade do serviço, aliado com o atendimento diferenciado aos clientes. Clientes estes que abrangem a cidade do Pilar e suas cidades vizinhas como Atalaia, Boca da Mata, São Miguel dos Campos entre outras tornando a Drogaria Verde uma empresa sem limites de extensão.
Segundo a classificação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma empresa de pequeno porte possui uma renda anual de R$ 360 mil a 3,6 milhões, neste caso a Drogaria Verde possui essa qualificação.
1.2 Principais equipamentos, principais produtos e processos, composição da força de trabalho
A Drogaria verde trabalhar com medicamentos do tipo de referencia, Genéricos e similar além de trabalhar com remédios controlados de tarja preta, tarja vermelha, antidepressivos, anticonvulsivos, trabalha com perfuração de orelha, aplicação de injeções, perfumaria, e sorvetes. A empresa possui toda regularidade de funcionamento como Alvará, Inscrição Estadual, autorização da ANVISA para vender medicamentos controlados, dedetização.
1.3 Organograma
DROGARIA VERDE
Percebemos pelo o organograma que a Drogaria Verde é uma empresa de pequeno porte e com uma hierarquia vertical e como é normal nesse tipo de organização o poder é centralizado na empresaria Maria José
1.4 Principais mercados e, no ramo de atuação, principais segmentos desse mercado onde se encontram os clientes-alvo.
Os principais clientes-alvos da organização são as pessoas enfermas independente da classe social, sexo e idade. A organização possui muitos clientes na cidade e nas cidades vizinhas.
1.5 Principais fornecedores de insumos, matéria-prima e serviços
Os principais fornecedores de medicamentos de referência são: Nazária Distribuidora LTDA e Agripel Distribuidora LTDA.
Os principais fornecedores de medicamentos Similares e Generícos são: Mix Farma Distribuidora LTDA, MiFarma Distribuidora LTDA, DistriFar Distribuidora LTDA, Fharmed Distribuidora LTDA e Santana Distribuidora LTDA.
O fornecedor dos produtos de perfumaria é Asa Branca Distribuidora
Os fornecedores de sorvetes e derivados são: Unilever LTDA e Fika Frio LTDA.
1.6 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um
Farmácia do Trabalhador do Brasil
Com 2 anos no mercado, trabalha com genéricos e similares.
Drogaria Palmeira
Com 20 anos de credibilidade no mercado de trabalho, trabalha com genéricos, medicamentos similares de referencia e controlados.
Darson Farma
Com 10 anos de mercado, trabalha com genéricos, medicamentos similares de referencia e perfumaria.
Farmácia do Trabalhador Brasileiro
Com duas farmácias na cidade há 3 anos, trabalha com genéricos, medicamentos similares de referencia e perfumaria.
Drogaria Nossa Senhora do Pilar
Com 25 anos no mercado, trabalha com genéricos e similares.
Descontão Farma
Com 5 anos, trabalha com genéricos, medicamentos similares de referencia e perfumaria.
1.7 Ambiente competitivo: posicionamento competitivo da organização, atual e desejado; principais mudanças que estão ocorrendo no ambiente competitivo que podem afetar o mercado ou a natureza das atividades
A principal mudança no ambiente competitivo é o surgimento de novos concorrentes, a exemplo da implantação da Farmácia Popular no município. Porém não chega a afetar a organização pela clientela fidelizada, pelo fator de possuir grande variedade de remédios de referência e da cultura local que possui uma resistência com os produtos genéricos.
1.8 Desafios estratégicos: principais desafios ou obstáculos para a manutenção ou aumento da competitividade, parcerias ou alianças estratégicas estabelecidas, ampliadas ou reconfiguradas, estágio da introdução de novas tecnologias importantes,
...