Estudo De Caso
Exames: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduardo.duarte • 18/8/2013 • 437 Palavras (2 Páginas) • 3.444 Visualizações
Depois de um mês gerenciando a empresa de seu tio, Sandra Cortez identificou os seguintes problemas:
1) A Cadeia lojas Copy World instalou uma loja concorrente a três quadras da sua;
2) Os lucros da empresa não eram satisfatórios a pelo menos seis meses;
3) 30% dos clientes Pessoa Jurídica atrasaram seus pagamentos e alguns já nem mais existiam;
4) Francisco seu funcionário especializado em editoração eletrônica deseja sair do emprego, pois acha seu salário muito baixo;
Olhando para as funções do administrador, quais sugestões você daria para melhorar o negócio?
Se você fosse a Sandra ficaria ou desistiria de gerenciar a loja, por quê?
Resposta
No primeiro momento deve se fazer um planejamento, ou seja, que estratégias á empresa do tio da Sandra busca, neste caso, deve-se reunir a equipe de funcionários e mostrar para eles qual a situação da empresa, contratar um profissional qualificado para dar assessoria na mesma, em busca de criar um plano de ação para reerguer a empresa.
Na segunda parte que se refere-se a organização, como já diz, organizar, fazer um balanço financeiro da empresa, qual seria a atual condição da mesma para que se possa investir, como, mudar a imagem externa, apesar da empresa estar passando por uma crise financeira, uma reforma talvez comprometeria o orçamento, mas pelo menos uma pintura, para que a mesma possa ser destacada entre a outra, fazer promoções nas cópias.
Verificar com os assessores (empresa contratada – terceira), qual o meio para se chegar até o proprietário ou um dos sócios das empresas devedoras, para que ambas possam fazer um acordo para a quitação dos débitos.
Ao começar a dirigir a empresa, será necessário minimizar os gastos, fazer um acordo com os funcionários referente á horas-extras, onde se houver a necessidade de serem feitas para o aumento da produção , as mesma serão computadas como banco de horas, ou seja, atingindo horas ( x ), o funcionário terá direito a usufruir das mesmas como folga (dia), logo depois que tudo for normalizado, voltaremos ao nosso estado normal.
Após estes pontos a Sandra deve controlar a empresa, conversar com o funcionário Francisco sobre a sua importância neste momento na empresa, propondo a ele, e aos demais funcionários, que após saírem desta fase, todos de maneira geral serão reconhecidos e beneficiados.
Tentar se destacar na região, pois o mesmo tem mais tempo de atuação do que a empresa concorrente, e o povo prefere não trocar o certo pelo o duvidoso.
Se eu fosse a Sandra, eu não desistiria de gerenciar a empresa, pois é na dificuldade que nos destacamos, o bom administrador é aquele que acredita no seu negócio, e que uma dificuldade se torna mais um desafio para o seu crescimento profissional.
...