Estudo De Caso Prius
Trabalho Escolar: Estudo De Caso Prius. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anypauly • 26/6/2014 • 713 Palavras (3 Páginas) • 2.914 Visualizações
Estudo de Caso Prius: liderança de uma onda de híbridos
1 – Lançamento do Prius:
A empresa utilizou seu setor de pesquisas e desenvolvimento para lançar um carro com diferencial de suas concorrentes, ou seja, com o objetivo de alcançar pessoas que eram atraídas pela tecnologia. A empresa preconiza elementos indispensáveis aos novos tempos recompensando o trabalho em equipe. No lugar de decisões ágeis, um tedioso processo consensual, tudo é planejado nos mínimos detalhes, mesmo à custa de tempo e dinheiro.
Relançamento do Prius:
A empresa primeiramente visou os clientes que eram aptos da tecnologia mas era necessário ampliar este processo e apostou nos consumidores ambientalmente conscientes, o que gerou um sucesso estrondoso.
Os clientes não apenas adquiriam o carro mas também poderiam modificá-lo através do seu sistema de computação, o que possibilitou a interação com outros compradores em salas de bate-papo afim de compartilharem idéias sobre o carro. Por se tratar de um carro que oferecia uma lista de espera de 6 meses, houve uma grande incidência de pessoas leiloado lugares no eBay.
Os intermediários de marketing que tiveram o trabalho de divulgação do carro, com a grande procura por parte dos consumidores não tiveram problemas em cobrar mais pelo carro.
No que tange o fator público governamental teve-se a possibilidade de dedução fiscal para carros híbridos além de alguns estados oferecerem redução no imposto de renda. Outra estratégia eficaz que revolucionou as vendas do Prius foi que alguns estados norte-americanos permitiram que carros híbridos com apenas uma pessoa circulassem em pistas exclusivas para veículos com alta ocupação, além de oferecer estacionamento gratuito para os híbridos.
A Toyota lidou bem com estes fatores pois visou a todo o momento o consumidor final e em como o agradaria, tendo como desafio continuar desenvolvendo carros que caiam no gosto dos consumidores. Para isso a empresa alicerça seu processo de inovação num longo planejamento e num investimento mais que generoso.
2 – No que tange os fatores macroambientais a Toyota não só utilizou bem esses fatores como também usou esses para o sucesso do produto analisando os seguintes ambientes:
Demográfico – A empresa lançou o produto nos EUA um país grande em sentido territorial e demográfico.
No macroambiente econômico o governo americano concedeu dedução fiscal até 3.150 dólares para quem utilizar os híbridos. Também podemos saltar o aumento da gasolina em 2005, o que permitiu uma procura maior por carros híbridos.
No tecnológico a Toyota inova com um carro inovador que utiliza energia da própria bateria, além de ser elétrico e abastecido com gasolina com isso pode-se economizar combustível, dinheiro e ainda poupar a natureza.
No político ressalta-se a lei de dedução fiscal aos que possuem híbridos e em alguns estados também é concedido incentivos fiscais e restituição do imposto de renda.
No macroambiente cultura vemos que os Estados Unidos é um pais onde as pessoas amam carros, sendo a stock car o esporte preferido de muitos americanos, a aposta neste nesta área é um grande marco para a empresa..
3 – A Toyota gastou
...