Estudo De Caso : Radiohead: música Pelo Que Quiser Pagar.
Artigo: Estudo De Caso : Radiohead: música Pelo Que Quiser Pagar.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lvassis • 3/2/2015 • 758 Palavras (4 Páginas) • 1.048 Visualizações
Histórico:
Em 1985, surgia a banda Radiohead, um grupo formado por cinco amigos.
A estreia do Radiohead foi feita pela gravadora Capitol Records, que aproveitando o sucesso do grupo no Reino Unido, lançou o álbum de Creep nas rádios e na TV simultaneamente. A banda só atraiu atenção do mercado americano em 1993, com a música Creep que fazia parte do albúm Pablo Honey.
Em 1995, a banda já contava com a venda de dois milhões de cópias do álbum Pablo Honey, e entre 1995 e 2003, atingiram oito milhões de cópias com o lançamento de outros cinco álbuns. O terceiro álbum da banda, OK Computer, que recebeu o prêmio Grammy na categoria de melhor música alternativa, foi escolhido como o segundo melhor álbum britânico da história, pela revista de música Q.
Com o passar dos anos, a banda acumulou vários fãs que inundaram a internet, ao mesmo tempo que estabelecia um histórico de lançamentos dos álbuns com modelos que não eram padrão. Como exemplo tem o álbum OK Computer, que foi lançado com a música Paranoid Android, uma música com o estilo épico, que não tinha refrão e fugia totalmente do padrão de músicas tocadas pelas rádios da época. Além disso, esse single foi enviado dentro de um walkman para pessoas importantes da indústria da música.
A Radiohead, em 2003, decidiu após o lançamento do sexto álbum Hail to the Thief não ter mais contrato com nenhuma gravadora e não renovou o contrato que tinha com a EMI. E após dois anos trabalhando em estúdio e sem gravadora, a banda lançou um novo álbum junto com um novo estilo de marketing.
Em 2007, o sétimo álbum In Rainbows foi vendido online e produzido de acordo com o retorno adquirido dos fãs nos shows que aconteceram em um tour da banda. Os fãs compartilhavam na internet, muitas versões ao vivo de todo o álbum antes mesmo de ser lançado.
Em 2006, a indústria da música passava por uma grande mudança. A queda das vendas era atribuída á facilidade de digitalização, distribuição e consumo dos fãs. As gravadoras que dominavam o mercado não conseguiam se antecipar na distribuição, lançamento e preparo dos álbuns e as condições piorando na indústria da música fez com que artistas novos e já famosos, experimentassem outras formas alternativas para lidar com o mercado atual.
Novas estratégias de produção e comercialização da música:
O Radiohead desde o início usou modelos nada tradicionais para o lançamento dos seus álbuns. Em 2003 o grupo não renovou o contrato com a gravadora e já em 2005, a banda entra em estúdio sem contrato, vínculo ou planos de assinar com qualquer gravadora.
O cantor e guitarrista da banda, Thom Yorke, um ano após sua saída da gravadora, se referiu às estratégias da indústria da música na época como um negócio em decadência, e ele não estava errado.
A indústria da música sofreu com a emergência de uma nova cultura e do aparecimento da era digital. A ascensão de novas tecnologias deram início a novos processos comunicacionais e novas formas de adquirir música ou álbuns. Artistas novos e famosos tiveram que se enquadrar a uma nova filosofia para deter maior controle e não perder tanto na estrutura de custos.
Hoje em dia a cultura
...