Estudo De Caso - Um Banco Que Se Multiplica
Dissertações: Estudo De Caso - Um Banco Que Se Multiplica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TCPMA • 12/8/2014 • 521 Palavras (3 Páginas) • 590 Visualizações
Estudo de caso – Um banco que se multiplica.
1. Qual a competência que mais se sobressai no caso Pactual?
R: As competências que mais se sobressaem no caso Pactual são a visão sistêmica e pensamento estratégico (na apostila está estão unidas).
Visão Sistêmica, pois esta consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre estas. Eles dizem que há um “alinhamento de interesse”, ou seja, o interesse do dono é idêntico ao do cliente, assim o alinhamento reforça a confiança.
Ao considerar a organização como um sistema e dizer um conjunto de elementos interconectados de modo a formar um todo organizado passa-se a analisar o ambiente, e vemos no BTG Pascal os cinco principais sócios sentam-se uns ao lado do outro, rodeados de outros executivos do banco, nenhum tem privilégio especial, quando querem se reunir “basta virara as cadeiras”, ou seja, pensam em um todo.
O pensamento estratégico diz respeito aonde a administração quer que a empresa esteja dentro de um determinado tempo. E pensar hoje na empresa de amanhã.
No BTG Pascal eles pensam assim. Eles pensam que quem “Ganha mais dinheiro quem divide e distribui riqueza” tendo assim um pensamento estratégico e voltando a um olhar sistêmico.
Eles também têm um pensamento estratégico quando pensam “a regra é contratar só craques” e segundo Esteves, o banco atrai sócios e promove talentos e assim se multiplica com mais rapidez.
Resumindo mostra que visão sistêmica está baseada no conceito de que o todo, resultante da junção das partes, é muito maior do que simplesmente a soma destas.
Procurando a resposta me deparei com Uberaldo Fernandes, professor da Fundação Dom Cabral, em seu texto ele aborda três características básicas das organizações que praticam o pensamento estratégico. Que é o que o texto da BTG Pascal me passou e fez pensar. Elas são:
a. A capacidade de olhar continuamente para o ambiente externo, isto é, saber onde quer estar no futuro e atentar às necessidades e mudanças do Mercado.
b. Um modelo de gestão que tenha como princípio o desenvolvimento das pessoas, que são aqueles que atuarão no dia-a-dia operacional da empresa, permitindo que suas operações ocorram sem sobressaltos.
c. Geram resultados para os stakeholders, ou seja, as partes interessadas, aqueles que possuem interesse direto e indireto no desempenho da empresa.
2. Do histórico de sucesso dos personagens e do banco Pactual, explique quais práticas aplicadas na gestão garante o desempenho expressivo e efetivo do negócio?
R: As práticas aplicadas na gestão que garante o desempenho expressivo e efetivo do negócio são:
a) O “Alinhamento de interesse”, ou seja, o interesse do dono é idêntico ao do cliente, assim o alinhamento reforça a confiança do cliente e faz que a empresa/ banco sempre prospere com essa visão dos donos. Os donos são o exemplo.
b) Escalabilidade Administrativa, não importa a variação de informações que diferentes empresas necessitem compartilhar em um único sistema distribuído, este
...