Estudo De Caso (alpargatas E Bradesco)
Artigo: Estudo De Caso (alpargatas E Bradesco). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rogermoreira • 13/10/2013 • 951 Palavras (4 Páginas) • 9.549 Visualizações
Estudo de caso: Crise na São Paulo Alpargatas
1) Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas?
R: Ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas, Fernando Tigre foi recebido com desconfiança pelos diretores e funcionários da empresa. Alguns dos desafios encontrados eram que a estratégia da Alpargatas estava ultrapassada para as condições ambientais que enfrentava. A organização era ineficiente, a comunicação entre as divisões era falha e a centralização excessiva. Outro grande problema encontrado quando Tigre assumiu o cargo, foi ter encontrado trabalhadores desmotivados, sem esperança quanto ao futuro da empresa. Tigre teria que mudar essa realidade
2) Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?
R: Alguns fatores que contribuíram para a falta de motivação era preservação da hierarquia e burocracia acentuadas, além de formalização muito exagerados para quem lidava com um mercado exigente e sedento por novidades. Eram necessários mudanças em todas as aéreas funcionais, na motivação dos funcionários, bem como no fortalecimento das marcas e na criação de produtos inovadores.
3) Quais as características dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas? Qual foi seu o seu impacto no ambiente de trabalho?
R: Características de uma empresa que preservava uma herança e burocracia acentuadas, com níveis de formalização muito exagerados para se lidar num mercado muito exigente e sedento por novidades. Seu impacto foi notar a excessiva formalização da empresa, que era responsável pela existência que equipes pouco unida.
4) Quais foram às medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?
R: Primeiro a redução de 14.500 em 1997, para 10.500 em 2001. Com isso incentivou a mudança de comportamento e criatividade. O foco era apenas produção industrial, passou a ser uma visão de mercado e com maior atenção ao gosto do consumidor, maior variedade e personalização nos produtos para alcançar as vendas.
5) Distinga entre as várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais, segundo Herzberg.
R: Fatores Higiênicos foram às divisões dos modelos de produtos, cada um responsável pela produção e vendas dos produtos. E os fatores motivacionais foram assim que os chefes de divisão tinham sua própria autonomia sobre as decisões em lançamento.
6) Quais das abordagens teóricas de motivação melhor ajudam a compreender o caso?
R: Participação dos colaboradores nos lucros e resultados da empresa e informalidade nas relações interpessoais.
7) Você considera Fernando Tigre um líder orientado para tarefa ou para pessoas? Justifique.
R: Eu considero Fernando Tigre um líder orientado para pessoas. Pois foi gerando motivação entre seus funcionários diretores e subordinados que ele conseguiu mudar o quadro em que se encontrava a Alpargatas e trazer ótimos lucros e resultados.
8) Como a teoria de contingência de Fiedler pode ajudar a compreender a atuação de Fernando Tigre como líder?
R:
Estudo de caso: O processo de controle no Bradesco
1) O Processo de controle de um banco como o Bradesco é dificultado por quais
fatores contingenciais? Justifique
R.: Pelo fato de dimensão da organização, pois pelo fato do Banco Bradesco ser o maior banco privado brasileiro, prefere-se sistemas de controle formais e impessoais, com regras e regulamentos mais complexos e rígidos e processos automatizados.
2) O Bradesco nunca havia conseguido reunir dados sobre as demandas de todas as divisões e agências do grupo. Que falha de controle essa afirmação aponta?
R.: Essa afirmação
...