Estudo De Em Uma Empresa Norte-Americana: Implementação Da Gestão Do Conhecimento Na Comercialização Internacional De Madeira.
Monografias: Estudo De Em Uma Empresa Norte-Americana: Implementação Da Gestão Do Conhecimento Na Comercialização Internacional De Madeira.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kakaaraujo • 27/11/2013 • 306 Palavras (2 Páginas) • 608 Visualizações
O estudo de caso se refere a uma madeireira de pequeno porte localizada nos Estados Unidos, que comercializa madeira de pinus.
De acordo com Davenport e Prusak, as organizações de maior sucesso são aquelas onde a gestão do conhecimento faz parte das atividades de todos os membros.
Portanto, houve na organização uma necessidade de mudança de empresa familiar para um maior empreendimento, após dois motivos significantes: a expansão do mercado de construção civil e leis que criam barreiras para extração de madeira.
Foi apurado em um levantamento realizado na organização, que a inserção do conhecimento ocorre por meio da socialização, já que não há material explícito sobre o trabalho a ser realizado. Outro fator apurado que dificulta a implantação de um Sistema de Gestão do Conhecimento é a resistência a mudanças, pois funcionários mais experientes criam barreiras que dificultam o aprendizado por parte de novos integrantes contratados, tendem a conservar os mesmos padrões e uma mentalidade sem inovações.
Foi elaborado um projeto piloto que utilizou questões fundamentais de implementação para a gestão de conhecimento. Com base no espiral do conhecimento de Nonaka e Takeushi observou-se que agregaria valor para a organização, se fosse utilizado o incentivo a inovação, disponibilizando informação para todos e reutilizando experiências.
De acordo com Vasconcelos (2000) existem três etapas em um processo de gestão de conhecimento: aquisição e criação, compartilhamento e registro do conhecimento. Alcançado assim, objetivo de aumentar a margem da vantagem competitiva sobre os concorrentes, tendo uma boa lucratividade.
Foi observado que a utilização de gestão de conhecimento na empresa é algo de baixa complexibilidade, pois, a organização possui baixo número de pessoas envolvidas. Entretanto, é necessária a conversão do conhecimento tácito para explícito.
Portanto, houve grande resistência da empresa para mudanças propostas, pois há o temor de vazamento de informações para concorrentes. A organização alegou ainda, que o processo de gestão de conhecimento, geraria conflitos internos.
...