Estudo Dos Tempos E Métodos
Pesquisas Acadêmicas: Estudo Dos Tempos E Métodos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ubiracy • 31/10/2013 • 2.164 Palavras (9 Páginas) • 974 Visualizações
ESTUDO DOS TEMPOS E MÉTODOS
1– INTRODUÇÃO :
1.1 Tempos Cronometrados
Estudo de tempos e movimentos, também conhecido como cronoanálise, é uma forma de mensurar o trabalho por meio de métodos estatísticos, permitindo calcular o tempo padrão que é utilizado para determinar a capacidade produtiva da empresa, elaborar programas de produção e determinar o valor da mãode-obra direta no cálculo do custo do produto vendido (CPV).
O tempo padrão engloba a determinação da velocidade de trabalho do operador e aplica fatores de tolerância para atendimento às necessidades pessoais, alívio a fadiga e tempo de espera. Estes fatores são geralmente encontrados em tabelas na literatura especializada.
O estudo de tempos, movimentos e métodos mantém estreito vínculo com três importantes definições do vocabulário empresarial: A engenharia de métodos, projeto de trabalho e ergonomia.
• Engenharia de métodos
É a atividade dedicada à melhoria e desenvolvimento de equipamentos de conformação e processos de produção para suportar a fabricação. Preocupa-se em estabelecer o método de trabalho mais eficiente, ou seja, procura otimizar o local de trabalho com relação a ajuste de máquinas, manuseio e movimentação de materiais, leiaute, ferramentas e dispositivos específicos, medição de tempos e racionalização de movimentos. Também é chamada de engenharia industrial, engenharia de processo ou engenharia de manufatura.
• Projeto de trabalho
O projeto de trabalho define a forma pela qual as pessoas agem em relação a seu trabalho. O projeto de trabalho leva em consideração as atividades que influenciam o relacionamento entre as pessoas, a tecnologia que elas usam e os métodos de trabalho empregados pela produção.
• Ergonomia
A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem e vice-versa. A ergonomia parte do conhecimento do homem para fazer o projeto do trabalho, ajustando-se às capacidades e limitações humanas.
A seguir , delinearemos os processos e sequências mais utilizadas no intuito de se obter um estudo de tempo e as formas de se otimizar um método de trabalho .
2 - DEFINIÇÕES:
Estudo de tempos e métodos: é o estudo sistemático dos sistemas de trabalho.
• Objetivo do estudo de tempos e métodos: desenvolver o sistema e o método preferido, padronizar este método, determinar o tempo necessário para uma tarefa, orientar o treinamento do trabalhador no método preferido.
• Aplicações do estudo de tempos e métodos: processos de fabricação das indústrias em geral, análises de trabalhos constantes como caixas de banco, supermercado e etc, desenvolvimento de práticas simplificadas na construção civil e onde a análise sistemática do trabalho se encaixar.
2.1 – Tempos
Definição do estudo de tempos : o estudo de tempos é usado na determinação do tempo necessário para que uma pessoa qualificada, execute uma tarefa.
- 2.1.2. Equipamentos para o estudo de tempos: cronômetro decimal, máquina de filmar, máquina para registro de tempos, prancheta, tacômetro, régua de cálculos, folha de observações, exemplo: folha de cronometragem .
- 2.1.3 .Finalidades do estudo de tempos: determinar programações e planejar trabalhos, determinar eficiência de máquinas, determinar tempos para cálculo de pagamentos de prêmios e salários, estimar o custo de um produto novo,fornecer dados para o estudo de balanceamento de estrutura de produção, estabelecer padrões para os programas de produção;
- 2.1.4. Execução do estudo de tempos: exemplo: folha de cronometragem .1) Obtenha e registre informações sobrea operação e o operador em estudo;2) Divida a operação em elementos e registre uma descrição completa do método; 3) Observe e registre o tempo gasto pelo operador; 4) Determine o número de ciclos a ser cronometrado; 5) Avalie o ritmo do operador; 6) Verifique se foi cronometrado um número suficiente de ciclos; 7) Determine as tolerâncias; 8) Determine o tempo padrão para a operação.
- 2.1.5. Tempo padrão: é uma função quantidade de tempo necessário para desenvolver uma unidade de trabalho. Este tempo padrão deve ser tomado nas seguintes condições:
a) Usando um método e equipamento dados b) Sob certas condições de trabalho ;c) Por um trabalhador que possua uma quantidade específica de habilidade no trabalho e uma aptidão específica para o trabalho; d) Quando trabalhando em uma etapa na qual utilizara ,dentro de um período dado de tempo, seu esforço físico máximo, tal trabalhador pode desenvolver tal trabalho sem efeitos prejudiciais.
- 2.1.6. Seleção da unidade de trabalho a ser estudada: deve estar diretamente relacionada com a produção do trabalho, seja conveniente ao tempo, seja facilmente identificável e seja conveniente para programar e registrara produção.
- 2.1.7. Regras para o estudo de tempo:
• Definir um ponto inicial e final facilmente detectável;
• O tempo manual deve ser separado do tempo da máquina;
• O tempo interno deve ser separado do externo.
- 2.1.8. Procedimento do estudo de tempos: Orientação básica: o chefe de estudo de tempos deverá revisar todos os estudos de tempos reais e aceitar a responsabilidade por sua confiabilidade. Será responsável por propor trocas no procedimento de estudo de tempos, mas deverá obter o consentimento do engenheiro-chefe da fábrica, para todas as revisões principais do procedimento. O chefe de estudo de tempos deverá observar para que todos os estudos de tempo sigam a prática padrão do estudo de tempos.1. Notificar o operário e o supervisor que vai ser feito o estudo e porquê. 2. O homem de estudo de tempos é responsável pela padronização do período de trabalho etc. Comprova o método de execução com o supervisor. Não emite ordens diretamente ao operário, trata através do supervisor a menos que ele, em sua presença, instrua o operário para que faça o trabalho da maneirasolicitada. 3. Identifique a unidade de trabalho, a unidade com a qual medimos a produção. Divida o trabalho nos menores elementos que sejam práticos e executáveis para a medida precisa
...