Etapa 3 Serviços De Gestão E Varejo
Artigos Científicos: Etapa 3 Serviços De Gestão E Varejo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: davisonbut • 24/3/2015 • 6.537 Palavras (27 Páginas) • 304 Visualizações
Etapa 3 da Atps de Serviços de Gestão e Varejos
Serviços facilitadores de Procura do Varejo
Conveniência de procura é um dos facilitadores onde com rapidez e facilidade com que os clientes podem identificar e selecionar produtos que querem adiquirir.
Em primeiro vem a Vitrine onde produtos expostos de maneira organizada s/ acesso, ou seja, não palpável.
O QUE É VITRINE
“A vitrina deve ser concebida de modo que seja a essência do que é a loja, e de tudo o que ela oferece e simboliza, pois, quando habilmente apresentada com imaginação e sedução, tem a eficácia da publicidade além de atrair os olhares do mundo exterior para si e trazer o consumidor para dentro da loja”. Abaixo estão
A vitrine é uma ferramenta de comunicação, ou seja, ela faz parte de um processo que tem inicio no estudo do marketing que a empresa adotou.Como já colocado anteriormente, o marketing adota várias ferramentas no seu processo, entre essas ferramentas está a comunicação. A comunicação por sua vez, utiliza entre suas ações o merchandising, e o merchandising faz uso de varias peças, dentre elas, a mais significativa é a Vitrine.
Existem algumas definições para vitrine. Ela pode ser: Um vendedor silencioso; O cartão de visitas da empresa e o agente formador da imagem da empresa. Além de ser comprovadamente responsável direta por mais de 70% das vendas, ela cria a identidade da loja.Ela é uma grande ferramenta de comunicação e deve ser usada adequadamente, pois sua relação custo beneficio é dos mais atraentes.
Ela é a peça de comunicação de:
•Menor custo – Se analisarmos os recurso financeiros mobilizados paras as campanhas de comunicação como catálogos, folder, mídias (televisão, rádio, revistas, jornais, etc.), brindes, etc., seu custo é muito menor. Ela custa mensalmente menos que um vendedor, com a diferença que é responsável direto por mais de 70% das vendas.
•Imediatismo – A resposta do consumidor é imediata, pois, após sua montagem o consumidor estará frente a frente com o produto e se a vitrina estiver atraente seu impulso de compra é instantâneo. Então no mesmo dia ela começa a exercer seu papel de grande vendedor.
•Menor risco – Por ser imediata, fica fácil medir seu resultado nos primeiros dias, se o resultado não for satisfatório sua readaptação pode ser feito com grande velocidade, diferentemente das campanhas que só podem ser medidas após um considerável período.
FUNÇÕES DA VITRINA
A vitrina é o meio promocional mais econômico, imediato e de resultado seguro. Porém, para que alcance esta eficiência sua mensagem deve estar de acordo com o público alvo, a imagem do produto e a localização do ponto de venda. A função da vitrina é apresentar um produto de acordo com um tema, em uma data específica.
Suas funções dividem-se em:
• Comemorativas
• Publicitária
• Oportunidade
• Cotidiana
• Institucional
Comemorativa: datas festivas: dia das mães, pais, crianças, Natal, dia dos namorados, etc
Publicitária: é uma vitrina aliada a uma campanha publicitária desenvolvida pela loja, utilizando os mesmo elementos.
Oportunidade: trata-se das liquidações de fim de estação e promoções.
Cotidiana: a partir próprio produto cria-se o tema: forma, cores, público-alvo ou acontecimentos do momento. Como a própria palavra diz, inspirada no cotidiano.
Institucional: não há exposição do produto em si, o ideal é trabalhar a imagem ou assunto em comum.
TIPOS E ESTILOS DE VITRINE
A imagem da vitrine deve respeitar os seguintes itens:
•Publico Alvo
•Estilo das Mercadorias
•Preços
•Região da cidade, estado e país
Esta imagem não esta declarada oficialmente, nem na vitrina e nem no interior do estabelecimento. É uma linguagem que esta no inconsciente do publico. Ao olhar para a vitrina de um determinado estabelecimento o publico identifica-se ou não com a loja. E esta imagem é a grande causadora da empatia. Sendo então o CARTÃO DE VISITAS DA LOJA. Toda vitrine transmite uma mensagem.
CORES
A cor é elemento chave na execução da vitrine. Quando trabalhado corretamente seu resultado é harmonioso, trazendo somente nela em muitos casos o próprio tema (intrinsecamente).
A COR FALA POR SI SÓ.
Mas quando usado incorretamente o contrário do que foi mencionada, passa ser uma verdade.
A cor não pode ser trabalhada isoladamente, pois o que determina seu resultado é a escolha da luz. Luz e Cor andam de mãos dadas. A relação entre duas ou mais cores chama-se harmonia, existem três tipos: a) Cores Análogas harmonia de cores vizinhas no círculo cromático, ex: tons de amarelo até o verde e azuis esverdeados; b) Contraste harmonia de cores opostas no círculo cromático, ex: vermelho e verde; c) Monocromática utiliza sempre cores do mesmo espectro.
Devemos levar em consideração que se colocarmos muitas cores/estampas e talvez nem tantos produtos, ainda assim estaremos poluindo visualmente. A impressão de muitas cores não deixa perceber cada uma. A solução perfeita é a de se colocar de 2 a 3 cores em uma vitrine.
A COR E A VITRINE
A cor pode arruinar ou ressaltar seu projeto. Mas, quais são as regras a serem aplicadas numa montagem?
Na verdade não existe nenhuma receita passo a passo, pois a utilização das cores sofre a influência de uma série de fatores como: estação do ano, público-alvo (idade, nível socioeconômico e cultural), moda, tendência, luz. E ainda quando se fala de cor, deve-se analisar a cor da decoração e a cor do produto em si. O que se pode fazer é se cercar-se de uma série de cuidados.
Produto:
• Em caso de produtos com embalagens (como: máquina fotográfica, eletrodoméstico, sapato) não as utilize, pois normalmente elas são bem coloridas e quase nunca fazem um conjunto harmonioso com o restante;
...