Etica 2
Tese: Etica 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gutolux22 • 23/10/2014 • Tese • 695 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
2. Ética
A ética surgiu na época das cavernas, os homens agiam com a intenção de proteger seu habitat natural, se alimentar buscando sua sobrevivência. Com o passar do tempo, o homem primitivo foi obtendo evoluções, começando a criar assim valores éticos e até mesmo sociais.
A Palavra ética tem origem grega etheos, (é um comportamento adquirido com o passar dos anos devido sua experiência de vida), se define modo de ser ou agir.
Os gregos inventaram a Ética Grega, a partir daí, surgiram os grandes filósofos, que tinham a preocupação com relação aos problemas dos homens e entende-las com bom senso, para uma democratização entre suas convivências pessoais, além de introduzir fatores que acarretaram um passo ainda maior na contribuição da história.
No século V A.C, apareceram os “Sofistas”, por suas concretas argumentações, tinham muito mais facilidade em conhecer e reconhecer tudo o que passava entre cada pessoa, como suas opiniões, ideias e sugestões, tendo a expectativa de com uma analise profunda e especialmente ética, tornar tudo que fosse problema em soluções para ser refletidas e solucionadas.
Em seguida, surge “Sócrates”, um dos maiores e mais importantes filósofos que já existiu, com pensamentos profundos mais com objetivos diretos para a humanidade. Segundo Sócrates, “Homem conhecer-te a ti mesmo”, isso de certa forma ajudava o homem se reconhecer adquirindo um pensamento profundo a si mesmo, que seria de todo útil para seu convívio na sociedade.
Logo após, na sequente continuação da Ética Socrática, “Platão” discípulo de Sócrates, dá andamento a filosofias sobre a realidade e a doutrina da alma. Esse período era denominado a “Era Platônica”, exercendo a inclusão da moral e da política.
Seguidamente, surge “Aristóteles”, discípulo de Platão, que em sues pensamentos filosóficos, procurava saber sobre uma das questões que considerava fundamental para sua análise filosófica que era sobre qual seria o destino do homem no final do seu circulo de vida na terra. Ele também acreditava que a felicidade só era alcançada pela sua total virtude.
Com a chegada presente e influente da ética na religião, chamada “Ética Cristã”, que partia das “leis de Deus”, onde deixava bem claro que todos os homens eram iguais perante o Senhor.
Com o passar dos séculos, o mundo veio se modificando e modernizando-se, conduzindo à ética e seus primordiais princípios que ligados ao mundo contemporâneo e com isso trouxe mudanças cada vez mais aderentes à humanidade encaminhando-se para uma evolução ética e produtiva.
1. Até que ponto um gestor de pessoas precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?
O ato agir de forma correta passou a ser levado a sério e é um tema que está inserido em planos estratégicos empresariais atuais e faz parte até mesmo das metas a serem atingidas pelas equipes de trabalho.
O gestor de pessoas tem que saber que a ética está inserida no local de trabalho e tem que ser o exemplo de exercer a sua função com ética, pois ele é o espelho de seus subordinados, se fizer alguma coisa errada que fuja da ética, da moral
...