Etica
Trabalho Universitário: Etica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: derickk007 • 17/3/2015 • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 996 Visualizações
Caso 1: Pertence: volto à advocacia fiel a valores éticos desde a juventude
Brasília, 03/09/2007 – O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), José Paulo Sepúlveda Pertence, foi homenageado hoje (03) em sessão especial e conjunta do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e da Seccional da OAB do Distrito Federal, durante a qual recebeu a carteira da entidade (OAB/DF 578) que marca o seu retorno à advocacia. Na solenidade dirigida pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, e pela presidente da OAB-DF, Estefânia Viveiros, Pertence foi saudado pelo jurista e medalha Rui Barbosa do Conselho Federal da entidade, Fábio Konder Comparato, e aplaudido por diversos ministros do STF e dos Tribunais Superiores, além de desembargadores, conselheiros federais, membros honorários vitalícios e presidentes de diversas seccionais da OAB. “Orgulha-me, realmente, voltar à advocacia com a sensação de não ter traído os valores da juventude”, afirmou Pertence em agradecimento.
Analise o caso acima e responda com fundamentação legal:
a) Quais são os requisitos para ingresso nos quadros da OAB?
b) A inscrição principal deve ser requerida necessariamente no local onde o bacharel concluiu seu curso de graduação? Justifique.
c) Quais são os requisitos para uma inscrição suplementar?
d) o ministro Sepúlveda Pertence terá que se submeter ao exame de Ordem? Há exceções à regra?
Questões Objetivas:
1. O estagiário regularmente inscrito pode praticar diversos atos de advocacia em conjunto com o advogado e outros sob responsabilidade deste. No entanto, ele não pode:
a) retirar e devolver autos, assinando a respectiva carga.
b) assinar em conjunto com o advogado petições diversas.
c) fazer parte, como sócio, de Sociedade de Advogados, regularmente inscrita na OAB.
d) isoladamente, exercer atos extrajudiciais, quando receber autorização ou substabelecimento do advogado.
2. O advogado JOSÉ DA SILVA, com inscrição principal (e única na OAB/RJ), foi procurado por um cliente para patrocinar uma causa cível na Comarca de Juiz de Fora/MG. Pergunta-se: O que José da Silva pode fazer?
a) Ele só pode patrocinar aquela causa se fizer uma inscrição suplementar na OAB/MG;
b) Ele pode patrocinar aquela causa sem nada fazer na OAB/MG;
c) Ele pode patrocinar aquela causa sem fazer inscrição suplementar na OAB/MG, mas é obrigado a comunicar aquele patrocínio à OAB/MG;
d) Ele só pode patrocinar aquela causa se transferir sua inscrição para a OAB/MG.
3. O advogado, tendo se submetido ao Exame da Ordem e obtido sua inscrição definitiva em sua seccional, estará apto e autorizado para:
a) patrocinar ilimitado número de causas judiciais em todo e qualquer Estado brasileiro;
b) patrocinar causas judiciais apenas no território da seccional onde estiver inscrito;
c) patrocinar causas judiciais no território da seccional onde estiver inscrito e nas seccionais vizinhas;
d) patrocinar causas judiciais no território de qualquer seccional do país, desde que, em cada uma delas promova inscrição suplementar, depois de determinado limite anual.
4. Figurando o advogado em instrumento de mandato utilizado na sede de outras seccionais, poderá:
a) exercer a sua atividade profissional sem qualquer limitação;
b) exercer a sua atividade profissional, desde que comunique suas causas ao presidente da subsecção onde estiver atuando;
c) promover sua inscrição suplementar nos conselhos seccionais em cujos territórios passar a exercer habitualmente a profissão, considerando-se habitualidade a intervenção judicial que exceder de cinco causas por ano;
d) promover sua inscrição suplementar nos conselhos seccionais em cujos territórios passar a exercer habitualmente a profissão, considerando-se habitualidade a intervenção judicial, extrajudicial ou consultoria que exceder de seis por ano.
5. Ana, residente e domiciliada em Salvador – BA, é uma advogada inscrita somente no Conselho Seccional da OAB na Bahia (OAB/BA). Além de atuar em oito causas perante o Poder Judiciário baiano, Ana atua, também, em treze processos que correm na justiça estadual de Pernambuco e em dois processos que correm perante varas da justiça federal em São Paulo. Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.
a)Ana deve solicitar a transferência de sua inscrição para a OAB/PE, pois ela atua em mais processos na justiça pernambucana que na justiça baiana.
b) Ana somente tem o dever de solicitar inscrição suplementar na OAB/PE.
c) Ana deve solicitar inscrição suplementar no Conselho Seccional da OAB/PE e no da OAB/SP.
d) A situação de Ana é regular, pois a inscrição na OAB tem caráter nacional, podendo ela advogar em todo o território brasileiro.
6. Leia atentamente as afirmativas abaixo:
I – A inidoneidade do requerente de inscrição nos quadros da OAB somente pode ser suscitada por advogados regularmente inscritos na OAB ou pelas autoridades competentes.
II – O estagiário pode requerer sua inscrição como tal junto ao Conselho Seccional perante o qual se localize seu curso de graduação, ou onde possua seu domicílio.
III – É facultado ao Conselho
...