Etica E Administração
Monografias: Etica E Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joquemotta • 11/6/2013 • 2.023 Palavras (9 Páginas) • 293 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA CAMPINAS
UNIDADE I
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
ATPS – ETICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Professor EAD: Mauricio Dias
Tutor Presencial: Gabriel Romão Guimarães
Tutora a Distância: Andréa Lydia Ahlert
HEITOR MIRANDA RA: 7117425593
ISAAC HOMEM DE MELO RA:6580323021
JOQUEBEDE DA MOTA C. FONSECA – RA 6790400988
KARINA MACHADO – RA 6582337816
10 de Junho de 2013
Introdução
Ética:
A palavra Ética vem do grego Ethos, o que significa costumes, caráter do sujeito, maneira habitual de ser e agir; tem como objetivo orientar nossas ações praticas;
A ética começa com a liberdade do sujeito em escolher entre o bem e o mal, o justo e o injusto; ou seja, a ética é o fruto da ação da vontade humana de visar o bem.
O que nos leva a compreender que não somos seres isolados (egoístas/individualistas) mas que, ao contrario, nos constituímos como sujeitos a partir da relação com o outro.
Ética Profissional:
A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.
Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:
- Maior nível de produção na empresa;
- Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável;
- Aumento no índice de confiança entre os funcionários.
Administração
Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as consequências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.
As principais funções administrativas são:
- fixar objetivos;
- analisar, conhecer os problemas;
- solucionar os problemas;
- organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos;
- liderar, comunicando, dirigindo e motivando as pessoas;
- negociar;
- tomar decisões;
- controlar, mensurando e avaliando.
Agir de forma proativa em prol dos interesses organizacionais, priorizá-los em detrimento das questões individuais e ao mesmo tempo ser honesto, respeitar os clientes, a concorrência, ser cumpridor das leis e saber valorizar as pessoas, são palavras de ordem nos códigos de ética das organizações. Quanto a ser e manter-se ético, diante das circunstâncias, vai depender de cada indivíduo, de cada administrador.
O administrador, dentro e fora das organizações deve ter perseverança e lutar pelo seu futuro e de sua família, fazendo sua parte enquanto cidadão, para que tenhamos um mundo melhor, mais justo, onde todos tenham oportunidades.
Filme “Amor sem Escalas”
Personagens Principais:
Ryan Bingham (George Clooney): Seu trabalho basicamente é demitir pessoas de outras empresas de diversos lugares dos Estados Unidos, onde os gestores não tem coragem para fazê-lo.
Alex: Uma mulher que levava a vida basicamente como ele, sempre viajando a trabalho.
Natalie: Uma profissional recém-formada da faculdade que chegou a empresa que ele trabalhava com o objetivo de implantar um novo modelo de funcionamento em que não precisasse viajar para demitir os funcionários, mas sim que fosse por videoconferência.
Sinopse do Filme
O filme fala de um executivo que tem a missão de demitir pessoas pelo país, o que faz com muita intensidade já que o serviço vive a cerca da crise econômica que afeta agressivamente os EUA. Ryan Bingham (George Clooney) exerce sua função com bastante habilidade e é considerado pela empresa um dos melhores funcionários. Ele consegue manter-se alheio a realidade das pessoas que demite e os transtornos que um momento tão delicado como esse podem gerar são completamente indiferentes a ele, e por mais frio que possa parecer, devemos admitir que realmente desempenha com maior destreza sua tarefa.
O personagem de Ryan Bingham, exímio vendedor, demonstra extrema competência interpessoal e inteligência emocional. Todos os aspectos negativos atrelados ao processo não o afetam em nada, ele não absorve nenhuma carga emocional, as ofensas e ameaças parecem não ser direcionadas a ele, além disso, sabe agir de acordo com cada individuo, tento um raciocínio muito rápido e uma percepção incrível sobre como conduzir a situação de forma a amenizar o conflito, e muitas vezes, consegue dar nova perspectiva a vida de algumas pessoas que demite. Sua vida é controlada pela total falta de compromissos e o desprendimento em relação às interações humanas, mas tudo isso muda quando uma jovem executiva tenta implantar um novo sistema na empresa e Ryan vê seu estilo de vida ser ameaçado.
Podemos perceber no filme o impacto que as mudanças organizacionais têm na vida dos funcionários, como até pessoas competentes e com prestígio dentro da empresa tem dificuldade em lidar com essa situação. Na realidade atual, devido a um ambiente de alta instabilidade econômica, o surgimento de novas tecnologias e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de atingir, as organizações veem a necessidade de sempre estar acompanhando as oscilações mercadológicas, mudando
...