Etica E Sustentabilidade
Monografias: Etica E Sustentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marconebh • 18/6/2013 • 1.618 Palavras (7 Páginas) • 994 Visualizações
Ética e Sustentabilidade
Centro Universitário Una
Tutor: Camila D. R; Barbosa Santos
Aluno: Marcone da Silva
Ética e Sustentabilidade
Procurei aplicar o trabalho proposto, do conteúdo exposto no decorrer dessas aulas, na empresa onde trabalho que é do ramo de construção civil, por questões que vem ao caso, prefiro não citar o nome, que será ficticiamente denominada Modelo S/A.
Breve histórico sobre a empresa
Responsabilidade, compromisso e qualidade são premissas indiscutíveis em todas as áreas da Modelo S/A. São 32 anos em que a empresa levou o melhor para seus clientes e, como reconhecimento, conquistou a posição de uma das mais conceituadas construtoras e incorporadoras do mercado. Hoje, está listada na Bm&FBovespa e conta com mais de 80mil unidades entregues e/ou incorporadas em várias regiões do país. Com sede em Belo Horizonte (MG), atua em nove estados: Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.
A Modelo S/A sempre tem um empreendimento para cada perfil de cliente. Os econômicos são localizados em regiões em desenvolvimento e proporcionam segurança e tranquilidade. Quem procura empreendimentos de médio e alto padrão, encontra condomínios fechados em regiões privilegiadas. Para os investidores, a Modelo oferece apartamentos, hotéis e áreas comerciais planejadas para gerar o máximo de rentabilidade e liquidez..
Missão
Prover soluções imobiliárias que atendam às necessidades dos nossos clientes e acionistas, agindo de forma sustentável, realizadora e confiável.
Visão
Ser a empresa mais eficiente e admirada do mercado imobiliário pelos seus valores e rentabilidade.
Valores
• Humildade
• Respeito ao ser humano
• Eficiência
• Disciplina
• Comprometimento
Introdução
As questões ambientais têm ocupado, gradativamente, cada vez mais espaço nos problemas dos países, desenvolvidos ou não, e a quantidade de resíduos deixados por construções, cerca de cinco vezes maior do que de produtos, tornou-se um dos centros de discussões da sustentabilidade.
Pesquisas recentes indicam aumento de cerca de 5% nos gastos no processo de construção caso sejam feitos investimentos em sustentabilidade, contudo, a economia a médio e longo prazo, que gira em torno de 30% nos gastos com água e energia, compensa os gastos extras.
Em Belo Horizonte, já é possível observar parte dos resíduos de obras sendo destinados para obras populares ou de caráter público, possibilitando a substituição de matérias-primas tradicionais.
A Construção Sustentável é um sistema que promove intervenções sobre o meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. Tal modelo de construção utiliza materiais e soluções tecnológicas inteligentes, que promovem a redução da poluição, o bom uso e a economia de água e de energia e o conforto de seus usuários.
A obra sustentável deve aproveitar os passivos dos recursos naturais (como por exemplo, iluminação natural), racionalizar o uso de energia, prover sistemas e tecnologias que permitam redução no consumo de água (reuso, aproveitamento da água de chuva), contempla áreas para coleta seletiva de lixo (reciclagem) e criar ambientes saudáveis, utilizando tecnologias para regular acústica e temperatura.
Uma construção sustentável utiliza materiais e tecnologias compatíveis, que não agridem o meio ambiente, seja durante o processo de obtenção, fabricação, aplicação e durante a sua vida útil. Para tanto, é necessário utilizar produtos à base de água ou 100% sólidos, pois estes materiais não emitem gases nem odores quando em contato com o oxigênio.
“As ciências do meio ambiente estão à procura de uma nova síntese do saber e de uma nova prescrição cujo princípio será mais ecológico do que econômico e mais ético do que científico”. i]
Pierre Dansereau
Materiais
Propõe-se um estudo teórico e a realização de práticas e métodos na construção civil, neste caso é indispensável o uso de mapeamento ao longo do tempo para se comparar o que esta sendo feito na região para se ter uma noção do qual uso da sustentabilidade as empresas estão se beneficiando. O método de pesquisa se estende a forma que essas empresas se estalarão e quais as exigência que foram feitas para esta instalação ocorrer de modo que não incomode a sociedade em um modo geral, além da preservação de rios e afluentes, fauna e flora.
Geral
Conforme vimos no decorrer do curso o relatório Brundtland foi concebido o conceito de desenvolvimento sustentável, abrindo assim espaço para uma nova ramificação na arquitetura, que prega uma interação do homem com o meio, utilizando os elementos e recursos naturais disponíveis, preservando o planeta para as gerações futuras, baseado nas soluções socialmente justas.
Algumas diretrizes a considerar para uma construção sustentável.
• Pensar em longo prazo o planejamento da obra
• Eficiência energética
• Uso adequado da água e reaproveitamento
• Uso de técnicas passivas das condições e dos recursos naturais
• Uso de materiais e técnicas ambientalmente corretas
• Gestão dos resíduos sólidos. Reciclar, reutilizar e reduzir.
• Conforto e qualidade interna dos ambientes
• Permeabilidade do solo
• Integrar transporte de massa e ou alternativos ao contexto do projeto.
Existe muita discussão a cerca dos conceitos da construção sustentável. Primeiro que não é certo afirmar simplesmente que uma obra é ou não sustentável. A caracterização da sustentabilidade
...