Etica O julgamento
Tese: Etica O julgamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cmacr • 7/6/2014 • Tese • 531 Palavras (3 Páginas) • 293 Visualizações
Aluna: Isabelle Vasconcelos / RGU: 12100088 / Disciplina: Ética (EAD)
A vida nos ensina a moldar as coisas que nela existem. Todos nós temos obrigações a serem cumpridas, não importa se é rico ou pobre, branco ou negro. Porém, o ser humano na maioria das vezes cumpre os seus deveres com prazer, pois sabe que é para o próprio agrado e fazendo isso, poderá estar conquistando seus próprios bens, até porque eles são necessários. Infelizmente há seres humanos, que colocam os bens na primeira ordem, onde aceitam passar por cima de qualquer coisa para alcançar seu objetivo, independente se há pessoas saindo prejudicada. Então, para todo o bem desejado, em princípio há o dever. Quando estamos fazendo sacrifícios, ou seja, quando estamos cumprindo com os nossos deveres, sabemos que é para o nosso bem (ex: passamos por várias dificuldades quando estamos na faculdade, então estamos cumprindo nossos deveres e sabemos que é um bem), porém, nem todos os bens são deveres.
Quando se trata dos deveres em primeira ordem, há pessoas que gostam tanto do que fazem, que tem a vida profissional realizada, que esses deveres, ganham outro nome: prazeres. Fazem o máximo de si, muitas das vezes podem não ser bem recompensados financeiramente, mas fazem porque amam o que fazem e se sentem felizes e quando esses deveres forem cumpridos, há o orgulho.
O juízo da consciência requer o próprio pensar primeiramente nos próximos. Mas tudo é necessário haver uma medida, começando pelo conforto, saúde, comida, bebida, etc. E posteriormente o dinheiro, prestígio, trabalho e lazer. Quando não há medida, qualquer excesso prejudica, de uma forma ou de outra. É necessário também uma medida de prioridade, é preciso escolher aquilo que desejas fazer em cada instante. Mas, os bens e os deveres podem entrar em conflito. Então, o que vai dizer o que deve ser feito no primeiro momento, será a voz da consciência. A consciência não vai agir de acordo com o gosto ou a vontade do momento, até porque a vontade pode dar e passar, ela vai agir de acordo com o mais propício, ou seja, com a inteligência, realidade para tal situação.
Deus sabe de tudo, sabe do que se passa na sua consciência e só ele poderá te julgar. Então com o próximo, antes de julgar, o principal é orientar. Precisamos agradecer a Deus por a luz que nos guia, foi ele quem criou todas as coisas e quem conhece os nossos corações. Nos Dez Mandamentos que foram escritos, relata os princípios naturais que regra a vida humana. Os mandamentos referem-se: Amar a Deus sobre todas as Coisas; Não tomar seu santo Nome em vão; Guardar domingos e festas; Depois seguem os outros sete, em que detalham as obrigações que devemos com os outros.
Em virtude dos fatos mencionados, podemos observar que a moral consiste, em fazer o bem, amar a Deus como acima de todas as coisas e amar o próximo como a nós mesmo.
...