Etica profissional no filme "Amor sem escalas"
Tese: Etica profissional no filme "Amor sem escalas". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jetamires • 11/11/2013 • Tese • 939 Palavras (4 Páginas) • 292 Visualizações
Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da Grécia antiga, à fim de refletir sobre os problemas fundamentais da moral, consolidando o homem em objeto de pesquisa. Apesar de a Ética estar baseada em princípios sólidos e consolidados, ela sofre alterações por influência da cultura local de forma geral, ela se faz essencial para a interação no meio social comum, e é de extrema importância no meio profissional e organizacional.
Na organização, a ética é relevante por estar presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma maneira correta de realizar uma tarefa em uma determinada atividade profissional, ela auxilia no desenvolvimento do bem estar individual e coletivo, ela implica no valor da organização, e a mesma necessita desenvolver-se de tal forma para que seus integrantes, seus valores e convicções primários da organização se tornem parte de sua cultura e quando seguida corretamente gera bons resultados.
A Ética Profissional no filme “Amor sem escalas”
Sinopse
Trata-se de um filme que retrata o processo de demissão de funcionários que serão demitidos por uma pessoa que era contratada para fazer este serviço, pois os patrões têm medo da reação que o funcionário poderá ter recebendo esta noticia inesperada.
Este trabalho é executado por Ryan (George Clooney), profissional experiente em demitir, trabalha viajando por vários lugares para cumprir sua função. Sua vida é só trabalho, não tem amigos, endereço fixo e pouca ligação com sua família.
Adora trabalhar viajando e deseja atingir as milhas necessárias para sua meta, tornando então 8º e o mais jovem a alcançar o número de 10 milhões de milhas aéreas.
Com o avanço da tecnologia e visando redução dos altos custos a forma de locomoção é repensada e seu chefe contrata Natalie que traz uma proposta mais econômica, prática e ágil de fazer demissões através da videoconferência.
Ryan é obrigado a viajar com Natalie, para ensinar a importância de demitir pessoalmente e que isto não é a coisa mais fácil do mundo com o intuito de convencer seu chefe que esta forma de demitir não daria certo.
Em uma de suas viagens, ele conhece Alex, que tem o mesmo estilo de vida e ao conviver com as duas mulheres e suas irmãs, é que ele começa a repensar na sua vida.
Ele acaba se envolvendo amorosamente com Alex, essa relação o faz ver pela primeira vez a oportunidade de construir uma família, mas se decepciona em descobrir que ela já tem família.
Todos esses fatos fazem ele repensar em sua vida e se tornar um ser mais sociável.
Analise crítica - Tomada de decisão gerencial.
Nos processos de tomada de decisão são escolhidas várias alternativas mediante os objetivos a serem alcançados, identificamos na trama quais foram estas alternativas:
A nova proposta de demitir funcionários pela videoconferência foi à alternativa que a empresa teria devido à crise financeira com o objetivo de reduzir os custos altos com viagens e fazer com que o processo se torne ágil, barato e eficaz;
Tomar decisão é lidar com o risco e a incerteza, Quais os riscos assumidos diante das novas diretrizes da organização;
Com o novo desafio a empresa assumiria um risco de perda de seus clientes com um método ineficaz tratando o funcionário demitido de forma fria visando apenas o resultado do processo, ser processada judicialmente se a imagem da empresa fosse afetada, perder qualidade do serviço prestado, de ter falha na comunicação através da videoconferência e isto ficou provado quando passou despercebido um comportamento emocional perigoso de uma funcionária que ficou atordoada pela demissão e cometeu suicídio.
Dentre os elementos na tomada de decisão estudados em sala, descreva-os de acordo com a trama;
Diagnosticado o problema com os enormes gastos o chefe da organização tem como solução
...