Evasão Escolar
Ensaios: Evasão Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcela7 • 4/10/2013 • 3.602 Palavras (15 Páginas) • 448 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda as causas e consequências da evasão escolar, atualmente há um numero muito grande de evasão escolar, com isso tem crescido o numero de reclamações a respeito de alunos que chegam ao 3º ano apresentando dificuldades no processo de aprendizagem da leitura.
O objetivo é analisar elementos que causam a evasão escolar refletindo sobre o trabalho educativo. Querendo tirar dos próprios educadores as razões desse problema, esse projeto tem como objetivo principal analisar a concepção do docente sobre o processo de ensino-aprendizagem da leitura nas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental: sua prática pedagógica, as dificuldades encontradas para a ministração das aulas, e qual o papel do gestor diante dessas situações encontradas na escola.
Contudo a pesquisa baseia-se em consagrados autores que desenvolveram importantes estudos sobre esse assunto, objetivando a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem e conceitos básicos de aprendizagem e leitura.
Nosso grupo teve a objetividade de dividir e organizar cada tópico desta pesquisa para que este trabalho pudesse ter êxito. Todos participaram de cada momento, opinando em todos os pontos. Tal investigação envolveu a diretora, três professoras pedagogas, uma coordenadora, quatro auxiliares administrativos, uma professora readaptada na função de bibliotecária, cinco professores e 100 alunos, do Ensino Fundamental da escola Estadual Boa União Ensino Jovem, localizada na Rua 03 de agosto, Bairro Boa União em Rio Branco – AC. A escola abriga 1.633 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ensino médio, educação de jovens e adultos.
Função Social da instituição, a Escola tem como objetivo a assistêncial a promoção e desenvolvimento da criança e do adolescente, bem como atividades voltadas também ao desenvolvimento social e humananitário da comunidade em geral, com projetos de atendimento comunitário na área da saude e educação, não fazendo discriminação entre raças, sexo, cor, idade e religião, condição social, nacionalidade, posição e tendência política. Busca fornecer as crianças subsídios para que se identifiquem com as pessoas, para que aprendam a se situarem e se diferenciem através de seus gostos e opiniões respeitando diferentes opiniões percebendo e valorizando a diversidade através da existência do outro, se reconhecendo como cidadão ativo, ator de seu próprio ato, com responsabilidade e autonomia, formando verdadeiros cidadões da sociedade.
Portanto, escolha do tema se deve á necessidade de um atendimento mais especifico em relação ao processo de aprendizagem da leitura, o que nos últimos anos tem colaborado nitidamente para o crescimento do índice de alunos que chegam ao 3º ao 6º ano sem apresentar o domínio da leitura.
Assim, esperamos que esta pesquisa possa contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da referida escola, sobretudo nos aspectos relacionados ao atendimento de crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura.
Quando o professor se depara com uma turma de alunos cursando o 3º ano, logo ele trabalha com a convicção de que esses alunos não tragam qualquer dificuldade das séries anteriores. No entanto a realidade não é bem assim. Muitas crianças são avançadas para as séries seguintes sem que sejam submetidas a uma avaliação adequada á série que está cursando. Com isso quando chegam á série seguinte, as consequências tendem somente para o lado negativo, pois além do seu atraso em relação aos demais colegas, o professor também é vitimado, porque terá que dispensar atenção especial a esses, deixando os outros colegas á espera, quando na verdade deveriam estar recebendo novos conhecimentos.
Contudo, esse projeto é de suma importância, porque busca fazer um estudo sobre temática acima mencionada, ou seja, uma investigação que possa contribuir para um melhor desempenho dos alunos no processo de aprendizagem a leitura, e que, por sua vez, possa facilitar o trabalho pedagógico do professor e diminuir o numero de evasão.
PROBLEMA
A que o professor atribui a dificuldade de aprendizagem da leitura dos alunos do 3º ano? E quais são suas estratégias que utiliza para reverter esse quadro e garantir sua eficiência em sala de aula?
PROBLEMÁTICA
A dificuldade de aprendizagem de leitura ocorre frequentemente porque os alunos não tem nenhum interesse em aprender ou adquirir esse hábito, e isso acontece claramente porque não são incentivados ou até mesmo orientados com metodologias adequadas.
Nesse sentido, é preciso considerar que a evasão escolar é uma situação problemática, que se produz por uma série de determinantes. Convém esclarecer que o termo evasão escolar será entendido como resultado do fracasso escolar do estudante e da própria instituição escolar.
Portanto teve-se a participação nessa abordagem, à diretora, três professoras pedagogas, uma coordenadora, duas auxiliares administrativas, uma professora readaptada na função de bibliotecária, cinco professores e 100 alunos, do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e médio.
Analise da dificuldade de aprendizagem da leitura no processo ensino-aprendizagem nos 6º, 9º anos do ciclo do Ensino Fundamental e médio na ótica dos professores da Escola Boa União.
Especificar o conceito de dificuldade de aprendizagem da leitura na visão tradicional e construtivista;
Caracterizar o papel do professor mediante o processo ensino-aprendizagem da leitura;
Conhecer a concepção do professor com relação aos principais fatores que dificultam o processo de aquisição da leitura.
REVISÃO LITERÁRIA
A aprendizagem é um processo contínuo durante toda nossa vida. Cada indivíduo tem seu ritmo próprio de aprendizagem, portanto, um processo pessoal. E as diferenças individuais levam alguns a serem mais lentos, outros não. ``A aprendizagem é uma modificação duradoura do comportamento, em função e aquisições devidas á experiência``. (PIAGET,1993, p.113)
Nesse sentido, Piaget afirma que o processo de formação do intelecto se dá através de esquemas e que a aprendizagem se dá não só com esquemas, mas também com sua compreensão. Ele propõe que o desenvolvimento cognitivo da criança se realiza numa sequencia de quatro estágios: Sensório motor, Pré-operacional, Operações concretas e Operações
...