Evolução Na Ead
Trabalho Escolar: Evolução Na Ead. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AmaraCaroline • 22/3/2015 • 830 Palavras (4 Páginas) • 145 Visualizações
A comunicação virtual se dinamiza com o desenvolvimento das redes digitais interativas, estabelecendo um estilo de relacionamento próprio que necessita de uma interface adequada. Na educação à distância, isso se apresenta através do ambiente virtual com documentos interativos interconectados, a telecomunicação recíproca e não sincronizada em grupos e entre grupos. Tal interconexão proporciona aos alunos o acesso a uma inteligência coletiva em potencial que parece adaptar-se a qualquer tipo de motivação que possamos considerar.
Com base nisso, desenvolveu-se a teoria da liberdade cooperativa, considerada uma teoria de autonomia e independência que se baseia nos pressupostos que os alunos adultos se dirigem a si próprios, e que os alunos à distância, jovens ou adultos, são alunos motivados e com vontade de controlar as suas aprendizagens.
Esta teoria agrupa dois conceitos fundamentais: cooperação (a educação é uma arte cooperativa, desde a simples assistência a uma conferência até à decisão em conjunta de todas as tarefas a realizar. A cooperação pode ser dificultada na educação à distância, principalmente pelo isolamento do aluno e pela tónica colocada na liberdade individual. Temos as novas tecnologias para sanar tais dificuldades) e liberdade (decorrente do reconhecimento da necessidade de educação flexível, associada à formação contínua e à aprendizagem ao longo da vida). Para facilitar a compreensão, temos a metáfora do hexágono da liberdade que indica seis condicionantes considerados elementares para que esse processo ocorra:
- Tempo: permite ao aluno um alto nível de liberdade de forma que a comunicação possa ocorrer sempre que lhe for conveniente. O tempo de espera da resposta deve ser mínimo. Nesse contexto, existem os sistemas de comunicação síncronos e assíncronos. O sistema síncrono é mais inflexível, mas permite a comunicação em tempo real. No sistema comunicação mediada por computador (CMC), pressupõe-se uma disponibilidade de informação permanente, sem necessidade de sincronização (assíncrona). Deve-se ter o cuidado e atenção para que a liberdade de tempo não cause uma falsa impressão de acomodação no desenvolver das atividades. Estas necessitam de tempo hábil para serem para serem realizadas com qualidade e entregues no prazo determinado pelo supervisor/professor.
- Espaço: um dos elementos definidores da educação a distância é precisamente a distância entre professor e alunos, mas para assistir a uma videoconferência pode ser necessário o deslocamento a um local específico, outro obstáculo poderá ser o custo das chamadas, em alguns casos. Um elevado grau de liberdade permite ao aluno estudar onde quiser, seja em ambientes formais ou informais, só ou inserido num grupo.
- Ritmo: pressupõe o acordo estabelecido quanto a prazos (inscrições, início do curso, avaliações), sem conflitar com os ritmos individuais de progressão do aluno. É a forma de tornar o sistema de EaD administrável, garantindo sua credibilidade. A CMC possibilita adequar a estrutura do curso a maior ou menor flexibilização nas metas de aprendizagem, tornando-se um sistema de prazos flexíveis. Esta liberdade representa uma das principais vantagens encontradas pelos alunos de ensino por correspondência. No ensino por CMC algumas estratégias de regulação poderão ser: acertar o passo dentro de cada grupo de alunos; o acesso condicionado por unidades de ensino; limitação do tempo
...