Evolução da carta
Tese: Evolução da carta. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: agricola • 20/10/2014 • Tese • 1.811 Palavras (8 Páginas) • 437 Visualizações
Era uma vez quatro amigos
Que encontraram quatro amores e se casaram
Mas, quem casa quer casa
Ou até um automóvel
Um dia todos se encontraram de novo,
Foi uma festa!
Que começou no parque...
E terminou na floresta.
A evolução da escrita
Escrita ou grafia consiste na utilização de sinais (símbolos) para exprimir as ideias humanas. A grafia é uma tecnologia de comunicação, historicamente criada e desenvolvida na sociedade humana, e basicamente consiste em registrar marcas em um suporte.
Mesmo que, habitualmente, a função central atribuída à escrita seja a de registro de informações, não se pode negar sua relevância para a difusão de informações e a construção de conhecimentos.
Acredita-se que tenham criado a escrita a partir dos simples desenhos de ideogramas: por exemplo, o desenho de uma maçã a representaria, e um desenho de duas pernas poderia representar tanto o conceito de andar como de ficar em pé. A partir daí os símbolos tornaram-se mais abstratos, terminando por evoluir em símbolos sem aparente relação aos caracteres originais. Por exemplo, a letra M em português na verdade vem de um hieróglifo egípcio que retratava ondas na água do mar e representava o mesmo som.
Importância da escrita
Desenvolvimento e evolução da escrita
A escrita se desenvolveu de forma independente em várias regiões do planeta, incluindo o Oriente Médio, a China, o vale do rio Indo (atual Paquistão), a América Central e a bacia oriental do mar Mediterrâneo.
Os sistemas de escrita evoluíram de forma autônoma e não sofreram influências mútuas, ao menos em seus primórdios. Possivelmente, as escritas mais antigas são a escrita cuneiforme e os hieróglifos.
Ambos sistemas de escrita foram criados há cerca de 5500 anos, entre sumérios e egípcios. Os hieróglifos originaram-se no Antigo Egito e a escrita cuneiforme na Mesopotâmia, (atual Iraque).
Em geral, ao longo da história e, principalmente nos seus primórdios, a escrita e a sua interpretação ficavam restritas as camadas sociais dominantes: aos sacerdotes e à nobreza, embora a escrita fenícia, tivesse fins essencialmente comerciais. A alfabetização somente se difundiu lentamente entre camadas mais significativas das populações após a Idade Média.
O surgimento da escrita
Uma das principais consequências do surgimento das cidades e dos Estados foi a escrita, criada por volta de 3500 a.C. Com a escrita, o ser humano criou uma forma de registrar suas ideias e de se comunicar. A linguagem escrita é especial porque permite que a vida que levamos hoje seja conhecida pelas gerações que virão depois de nós.
Desenhos nas cavernas - A escrita surgiu inicialmente através dos desenhos feitos nas cavernas com sangue de animais, folhas e terra, que contavam fatos ocorridos entre os povos como o abatimento de um bizão, a guerra entre eles, as caçadas bem sucedidas, enfim, eles tinham necessidade de divulgar o que estava acontecendo.
Escrita cuneiforme – Consiste em “escrever” sobre uma placa mole de argila, de maneira que a “escrita” ficasse afundada com o instrumento utilizado (cunha).
Escrita hieróglifa – Consiste em “escrever” com tintas sobre uma base que poderia ser pedra ou papiro.
Projeto – “A evolução da escrita”
Desenvolvimento do projeto
• Inicialmente pergunte às crianças o que elas achavam que aconteceria se vivessem num mundo onde não existisse a escrita.
• Converse sobre a importância da escrita para a comunicação, para a universalização das sociedades e fale sobre alguns povos escrevem de maneira diferente de outros (árabes, japoneses).
• Peça que pesquisem sobre os diferentes tipos de escrita que existem na atualidade.
•
Proponha que as crianças reescrevam toda a história através de desenhos.
• Proponha atividades que mostrem a “Evolução da escrita” desde a Pré história até os dias atuais.
Atividades
Atividade 01 – Pintura rupestre com relevo
A arte rupestre é o nome dado as gravuras feitas em abrigos, cavernas, paredes, tetos rochosos e também em superfícies rochosas ao ar livre, as mais antigas foram datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em lugares protegidos pelas ações da natureza.
Material: Cartolina branca, Cola branca e Giz de cera triangular.
Modo de fazer:
• Após o estudo da Arte rupestre, dos desenhos nas cavernas (registros em desenhos de fatos ocorridos nas civilizações), as crianças deverão fazer desenhos inspirados na época.
• Deverão contornar todo o desenho com cola branca (camada grossa) e esperar secar.
• Deverão pintar com giz de cera (deitado) vagarosamente. O desenho feito com a cola branca aparecerá.
Atividade 02 – Pintura rupestre com esponja - Painel
Material: Cartolina branca e colorida, Papel Kraft, esponja, Tinta guache marrom e tesoura.
Modo de fazer:
• Após o estudo da Arte rupestre, dos desenhos dos animais desenhados nas cavernas, desenhe animais e guerreiros na cartolina colorida. Recorte-os.
• Espalhe os animais e guerrilheiros sobre uma folha de cartolina branca ou papel Kraft.
• Molhe a esponja no guache
...