Evolução de projetos de trabalho
Tese: Evolução de projetos de trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 3/11/2014 • Tese • 908 Palavras (4 Páginas) • 480 Visualizações
Tamanho da Fonte:
-AA+A
IMPORTANTE: Esta atividade vale 6,0 pontos e será avaliada pelo seu tutor para compor sua nota. Você deverá realizá-la individualmente e postá-la no campo indicado ao final da página.
Atente-se ao prazo de entrega!
Dúvidas? Entre em contato com seu tutor ou acesse o ícone Por onde começar.
Para realizar o download do conteúdo a seguir, clique em "Download PDF".
Bom trabalho!
Aula-tema 05: A evolução dos projetos de trabalho
Você já leu o resumo e os conceitos fundamentais da aula-tema 5, e já assistiu à Web Aula 1, em que você acompanhou uma retrospectiva histórica de diferentes propostas. Essa noção será importante para você realizar esta atividade.
Esta atividade deve ser realizada individualmente e tem como objetivo ajudá-lo a compreender o contexto histórico dos projetos e sua relação com a disciplinaridade e a transdisciplinaridade. Para fazer esta atividade, você lerá o início do Capítulo III do livro Transgressão e mudança na educação, de Fernando Hernández1
PASSO 1
Leia o início do Capítulo III, “Os projetos de trabalho e a necessidade de mudança na educação e na função da escola”, apresentado nas páginas 60 a 72 do livro de Fernando Hernández. Preste atenção em como as propostas de trabalho por projetos se desenvolveram ao longo do tempo, de acordo com as novas demandas sociais; observe também a relação entre a transdisciplinaridade e essas transformações.
Durante a leitura, tenha em mente as seguintes questões e tente respondê-las:
Por que, nos anos 1920, defendia-se uma organização curricular disciplinar e, nos anos 1980, passou-se a contemplar a necessidade de proposta curricular transdisciplinar?
Por que o currículo disciplinar dos anos 1920 parece não ser adequado às necessidades sociais da atualidade?
PASSO 2
Depois que a leitura do início do Capítulo III estiver concluída, observe o quadro a seguir e marque 20, 70 ou 80 para as características dos projetos de trabalho correspondentes a essas décadas do século XX, segundo Fernando Hernández:
Décadas
Características dos projetos de trabalho
Trabalho por temas
Consideração da noção de atividade
Revolução cognitiva na maneira de entender o ensino e a aprendizagem
Aprendizagem a partir de pensamento crítico, planejamento de ações e resolução de problemas
Projetos próximos à vida
Organização curricular a partir de ideias-chave
Filosofia construtivista
Adaptação da proposta de J. Bruner (1960, 1965) de conceitos-chave
PASSO 3
Na aula-tema 2, você escreveu, junto com seu grupo, uma proposta de adoção de um currículo transdisciplinar dirigida ao diretor da escola que você coordena. Agora, imagine a seguinte situação: depois de ler seu texto o diretor compreendeu a necessidade da adoção de um currículo transdisciplinar. No entanto, o assunto chegou ao ouvido de alguns pais que, preocupados, desejam entender melhor os motivos da mudança. Por isso, você decidiu escrever um texto explicando a eles as razões da adoção de um currículo transdisciplinar.
Tomando por base a necessidade descrita acima, escreva um texto que explique claramente por que uma organização curricular disciplinar parece não ser adequada para os dias atuais. Para isso:
Use as respostas das questões do Passo 1, que podem ajudá-lo a justificar sua opinião.
Use a perspectiva histórica apresentada por Fernando Hernández no Capítulo III para deixar claro e bem argumentado por que você acha que a escola deve adotar um currículo transdisciplinar.
Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como apresentar as referências em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 11 mar. 2014.
Importante: Para a estruturação da atividade, utilize o template disponibilizado (Clique Aqui).
DICA: Para escrever o texto aos pais:
Tome uma posição clara a favor de um currículo transdisciplinar.
Expresse sua opinião e dê a ela um fundamento, uma justificativa convincente. Uma das maneiras de fazer isso é trazer para o texto vozes de autoridades ou especialistas no assunto. Sugerimos que você traga para o seu texto a perspectiva histórica apresentada por Fernando Hernández. Lembre-se de selecionar informações relevantes e que correspondam às ideias desenvolvidas no seu texto e de sintetizá-las e reescrevê-las, sem copiá-las.
Para incluir ideias de um especialista ou autoridade em seu texto, você pode:
mencioná-las de forma direta, usando aspas e informando a fonte.
Ex.: “Um conhecimento pertinente é aquele que permite situar as informações que recebemos no seu contexto geográfico, cultural, social, histórico” (MORIN, 2005)2;
mencioná-las de forma indireta, dizendo com outras palavras o que foi dito.
Ex.: Morin (2005) acredita que a pertinência do conhecimento está relacionada à possibilidade de situar as informações recebidas nos diversos contextos a que pertencem. Esses contextos podem ser geográficos, culturais, sociais ou históricos;
usar expressões como: “Para Morin, pensamento complexo...”, “Para o autor, o conhecimento é...”, “Conforme o autor, não é possível compreender...”, “De acordo com Morin, precisamos observar...”, ou ainda, “Morin afirma que a cultura...”, “Seu texto expressa a ideia de que o mundo é entendido...”, “Morin examina como o conhecimento pode ser entendido...”, “Morin faz uma observação sobre a sociedade atual...”.
Para comentar a citação de um colega, você pode iniciar usando termos como: “Do meu ponto de vista...”, “A meu ver...”.
Para que seu texto não tenha tom de “verdade absoluta”, você pode usar expressões como: “Se isso for verdade, então o currículo tradicional...”, “Caso isso aconteça, a escola deverá oferecer...”, “A maioria dos alunos precisa de...”, “É possível que o currículo seja mais relevante se...”.
1HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.
2Morin, Edgar. Educação na era planetária. Conferência proferida na Universidade São Marcos, São Paulo, 2005. Disponível em: <http://www.edgarmorin.org.br/textos.php?tx=30>. Acesso em: 25 nov. 2010.
...