Exercícios De Estratégia
Pesquisas Acadêmicas: Exercícios De Estratégia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscilajfsimoes • 10/11/2014 • 689 Palavras (3 Páginas) • 301 Visualizações
1) Qual o proposito de se realizar uma analise do macroambiente organizacional?
Uma analise do macroambiente organizacional evidencia as tendências amplas no contexto em que a empresa opera, podendo ter um impacto em sua escolha estratégica. Esse ambiente é formado por elementos que interagem indiretamente com a empresa e que essa não possui gestão sobre elas; descobrir oportunidades e ameaças; Comparem sua margem de lucro com a dos concorrentes; Conheçam melhor o nível de competitividade no mercado; Façam escolhas estratégicas com mais informações.
2) Quais são as 6 variáveis ( elementos) que interrelacionadas compõem o macro ambiente organizacional? Apresente cada um deles.
As seis variáveis são: mudanças tecnológicas (transformação na tecnologia que mudam a forma de atuação no setor); tendências demográficas (é a forma de distribuição dos indivíduos em uma sociedade em termos de idade, gênero, estado civil..); tendência cultural (valores, crenças e normas de uma determinada população); clima econômico (saúde geral dos sistemas econômicos em que uma empresa opera); condições legais e politicas (variáveis que compõe a lei e a politica de uma determinada região e que terão impacto na organização).; acontecimentos internacionais específicos ( fatos fora do pais onde a empresa esta inseria mas que afeta diretamente a estratégia organizacional).
3) De acordo com a reportagem da revista veja apresentada acima, quais dos elementos do macroanbiente organizacional impactaram as estratégicas da GAP e foram co-responsaveis pela “demora de 44 anos” para que chegasse ao Brasil? Justifique sua resposta explicando esses impactos.
4) O modelo ECD (estrutura – conduta – desempenho) foi um modelo desenvolvido na década de 1930. Explique esse modelo e descreva cada uma das etapas que o compõe.
Em 1930, um grupo de economistas iniciou o estudo da concorrência nos setores econômicos menos concorridos dos EUA, com o objetivo de entender porque não existe competição em determinados setores. O proposito era ajudar o governo a desenvolver leis regulamentadoras de concorrência nestes setores e assim proporcionar o “Bem-Estar Social”. (Princípio básico da teoria econômica: a sociedade está mais bem servida quando os setores são muito competitivos).
A preocupação com o bem-estar social é a principal razão do desenvolvimento do modelo E-C-D (Estrutura-Conduta-Desempenho); A estrutura do setor é dada através do numero de empresas concorrentes, homogeneidade dos produtos e custos de entrada e saída; a conduta da empresa é as estratégias que a empresa utiliza para ganhar vantagem competitiva e o desempenho pode referir ao nível da empresa, em relação as desvantagens competitivas, paridade, vantagem competitiva temporária ou sustentada, e em relação a sociedade, quanto a eficiência produtiva e alocativa, nível de emprego e progresso.
Esse modelo Estrutura-conduta-desempenho pode apresentar dificuldades de aplicação e por isso foram desenvolvidos outros modelos aplicáveis como o de Porter. O modelo das cinco forças de Porter foi desenvolvido com base nessa tradição econômica. É um modelo utilizado para entender a estrutura de uma indústria.
5) Apresente o
...