Exercícios De Fu Neurobiológicos Da Educaçãondament
Trabalho Universitário: Exercícios De Fu Neurobiológicos Da Educaçãondament. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarinesDias01 • 27/11/2014 • 946 Palavras (4 Páginas) • 332 Visualizações
FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO – PROF. MARINÊS
EXERCÍCIOS
QUESTÃO 1: Assinale a afirmativa INCORRETA:
(A) Neurônios são células especializadas. São feitos para receber certas conexões específicas, executar funções apropriadas e passar suas decisões de um evento particular a outros neurônios que estão relacionados com aquele evento.
(B) A especificidade dos neurônios reside no fato de que eles desencadeiam informações sobre o estado interno do organismo e seu ambiente externo, avaliam esta informação e coordenam atividades apropriadas à situações e necessidades.
(C) As principais funções das células da glia são cercar os neurônios, e mantê-los no seu lugar, fornecer nutrientes e oxigênio, isolar um neurônio do outro, destruir patógenos e remover neurônios mortos. Mantêm a homeostase, formam mielina e participam na transmissão de sinais no sistema nervoso.
(D) Transmissão de um sinal codificado se dá de um dado estímulo ao longo da membrana do neurônio, a partir do ponto em que ele foi estimulado. Nesse processo, não ocorrem eventos elétricos na propagação de um sinal dentro do neurônio apenas processos químicos.
(E) Tocando intimamente com o dendrito de outra célula o axônio libera substâncias químicas chamadas NEUROTRANSMISSORES, os quais se unem a receptores químicos na membrana do neurônio seguinte.
QUESTÃO 2: Leia atentamente as afirmativas abaixo e as identifique como VERDADEIRAS ou FALSAS:
I. Todo ser vivo dotado de um sistema nervoso é capaz de modificar seu comportamento em função de experiências passadas. Tal processo é chamado de aprendizagem.
II. Sinapse é a estrutura dos neurônios pela qual ocorrem os processos de comunicação entre os mesmos, ou seja, onde ocorre a passagem da transmissão neural (transmissão sináptica).
III. Em uma sinapse os neurônios se tocam fisicamente entre si, não existindo entre eles nenhuma fenda, dando continuidade propagação do sinal.
IV. O número e a qualidade das sinapses em um neurônio podem variar, entre outros fatores pela experiência e pela aprendizagem.
V. Numa abordagem biológica do funcionamento do cérebro, fica evidente a evolução do sistema nervoso dos seres mais simples até a formação das estruturas complexas do homem.
(A) V,V,F,F,V
(B) F,V,F,V,F
(C) V,V,V,V,V
(D) F,F,F,V,F
(E) V,V,F,V,V
QUESTÃO 3 : Acerca da plasticidade cerebral é INCORRETO afirmar que:
(A) É a denominação das capacidades adaptativas do SNC – sua habilidade para modificar sua organização estrutural própria e funcionamento.
(B) É esta propriedade do sistema nervoso que permite o desenvolvimento de alterações estruturais em resposta à experiência e como adaptação a condições mutantes e a estímulos repetidos.
(C) A cada nova experiência do indivíduo, redes de neurônios são arranjadas, outras tantas sinapses são reforçadas e múltiplas possibilidades de respostas ao ambiente tornam-se possíveis.
(D) É uma organização responsável pelas modificações que são observadas no sistema nervoso do indivíduo. Por esse meio o indivíduo pode aprender e reaprender atividades.
(E) Esse processo dispara um mecanismo pelo qual o cérebro se remodela, para aprender a sentir-se melhor ou pode ser induzido a isso ou estimulado. Esse processo é rápido e sistémico.
QUESTÃO 4: Leia atentamente as questões abaixo:
I. Acontecimentos com maior carga emocional são relembrados com mais nitidez porque certos neuroquímicos são estimulados, garantindo sua memorização.
II. Memória não é apenas recordar, mas sim, a capacidade de planejamento, abstração, julgamento crítico e atenção.
III. Se o estudante não aprende o conteúdo, é porque não encontrou nenhuma referência nos arquivos já formados para abrigar a nova informação e com isso a aprendizagem não ocorre.
IV. O recordar aulas anteriores e o dispor de diversos recursos pedagógicos são importantes para formar ganchos facilitando a aprendizagem. Se o assunto estudado estiver ligado a um som, a uma linguagem e a um cheiro, três áreas diferentes do cérebro tentarão recuperar esta memória.
V. Temos duas memórias: Uma ligada a emoção e outra à razão. Um impulsiona a outra, complementando-se. Nessa interação o sistema limbidico está presente, por isso falta de libidinação gera problemas de aprendizagem.
...