Experimento Vela
Casos: Experimento Vela. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chucky • 30/9/2013 • 715 Palavras (3 Páginas) • 1.621 Visualizações
Experimento da Vela
/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/
RESUMO
Combustão é uma reação química exotérmica entre o combustível e o comburente (O2) para liberar calor ou luz. O objetivo foi estudar a combustão e seu comportamento quando for realizada em um copo ou em um recipiente fechado com volumes diferentes, para observar como foi o comportamento de cada recipiente e o tempo final da queima da vela. O copo maior, com capacidade maior volume de oxigênio, atingiu o maior período de tempo da combustão, portanto a combustão do copo menor foi relativamente mais rápida em relação ao outro copo.
Palavras-chave: Combustão; Oxigênio; Vela; Pressão; Volume.
REVISÃO DA LITERATURA
Combustão: consiste na reação química entre dois ou mais reagentes (combustíveis e comburentes) com grande liberação de energia na forma de calor. Assim, todas as reações de combustão são extremamente exotérmicas (mesmo que necessitem de uma fonte de ignição para ocorrerem).
Oxigênio: é um gás incolor, inodoro e insípido (ou seja, sem cor, sem cheiro e sem gosto), pouco solúvel em água, fazendo-se presente na natureza sob a forma de três isótopos estáveis.
Pressão: é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta.
Volume: é a quantidade de espaço ocupada por esse corpo. Sua unidade no Sistema internacional de unidades é o metro cúbico (m³), que é equivalente do litro.
MATERIAL E MÉTODOS
Materiais:
• Dois copos com volumes de 200 ml e 300 ml
• Vela
• Prato
• Suco
• Fósforo
• Cronômetro
• Régua
• Balança de precisão
Métodos:
Os métodos utilizados para o experimento foram: calcular o volume dos copos e anotar os valores; calcular o volume de água em cada copo na balança; colar a vela no prato e colocar um pouco de suco nesse prato; acender a vela e esperar a chama se estabilizar; colocar o copo sobre a vela enquanto o tempo é cronometrado até que a chama se apague (repetir esse último procedimento três vezes com cada copo).
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Primeiramente, foram realizadas medidas para identificar os volumes dos copos de acordo com a Tabela 1, após isto os volumes foram conferidos em uma balança de precisão utilizando água, depois montamos o experimento, colando a vela no prato e acendendo-a. Um dos integrantes do grupo ficou encarregado de cronometrar o tempo que a vela fica acessa, assim que outro integrante colocou o copo com boca para baixo, cobrindo a vela.
Os três tempos que a vela demora a apagar estão mostrados na Tabela 2 e foi calculada uma média entre estes.
Quando a chama da vela se apaga, uma parte do líquido que estava contido no prato entra no copo nas três medições de tempo.
A explicação para a entrada do líquido no copo é devido expansão e contração dos gases presentes em cada copo, devido à variação de temperatura. Quando o copo cobre a vela, a quantidade de ar contida neste copo é rapidamente aquecida, expandindo-o. Antes que o copo toque a água, uma parcela desse ar escapa pelo espaço entre a água e a boca do copo. Isso faz com que a densidade do ar no interior do copo seja menor do que no exterior. Assim que a vela se apaga, os gases no copo são rapidamente resfriados, o que reduz a pressão interna. A diferença entre a pressão externa (pressão atmosférica) e a interna é que faz com que
...