Experiência: superfícies equipotenciais
Relatório de pesquisa: Experiência: superfícies equipotenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danilo1 • 26/3/2014 • Relatório de pesquisa • 388 Palavras (2 Páginas) • 448 Visualizações
Física III - Relatório
Experiência: Superfícies equipotenciais
1- Objetivo:
O objetivo desta experiência é comprovar a existência de cargas elétricas em toda a superfície da esfera.
2 - Introdução:
Carga elétrica na superfície da esfera: (Superfície Equipotencial)
Comprovamos que a superfície é equipotencial com a presença de cargas elétricas.
A carga elétrica é uma das propriedades fundamentais da matéria associada a algumas partículas elementares (partículas que constituem os átomos como: prótons, elétrons, nêutrons).
Algumas partículas não possuem carga e são chamadas de neutras, como o neutro.
Superfícies equipotenciais são superfícies de um campo elétrico, onde todos os pontos apresentam mesmo potencial elétrico, ou seja, suas linhas de força são sempre perpendiculares a sua superfície. Se um condutor elétrico apresenta equilíbrio em sua superfície, esta superfície é equipotencial.
Na experiência verificaremos a carga elétrica na superfície, comprovando assim existência de prótons e elétrons, logo, também a existência de tensão, que será inversamente proporcional á distância. A este processo dá-se o nome de Superfície Equipotencial.
2.1 - Da fórmula:
Ao colocarmos uma carga elétrica puntiforme em um ponto qualquer do espaço e longe de outras cargas elétricas, calculamos o potencial elétrico em um ponto próximo a ela através da seguinte relação:
Onde k é a constante eletrostática, Q é o valor da carga puntiforme e d é a distância que separa as cargas. Através dessa equação podemos afirmar que todos os pontos próximos da carga elétrica geradora apresentam o mesmo potencial elétrico.
2.2 - Material utilizado: Voltímetro trapezoidal, fonte de tensão, travessa de água, sal, duas esferas de diâmetros diferentes, folha em papel milimetrado.
2.3 – Montagem
A fonte de tensão foi ligada ao voltímetro, e esta foi aproximada ao longo da superfície da esfera, dentro da água, em vários pontos diferentes, de acordo com as coordenadas (X,Y).
3 – Medidas realizadas:
3.1 – Gráficos e tabelas:
Conclusão:
O experimento nos mostra que as linhas equipotenciais são de forma esférica, com as coordenadas “x e y” variando em todas as direções, e o campo elétrico produzido por esses eletrodos é radial ao eletrodo, aproximando-se do eletrodo negativamente carregado e afastando-se do eletrodo positivamente carregado.
Podemos notar que o potencial é
...