Extração Por Solvente ácido Acético
Artigos Científicos: Extração Por Solvente ácido Acético. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fergo • 1/12/2013 • 933 Palavras (4 Páginas) • 1.619 Visualizações
Extração por Solvente
1) Introdução e Objetivo:
Extrair substâncias tomando por base seus diferentes coeficientes de partição em determinados solventes.Introdução às técnicas de isolamento e purificação de compostos orgânicos,
especificamente a técnica de extração com solventes.
Como a recristalização e a destilação, a extração é uma técnica de separação freqüentemente utilizada no laboratório para isolar um ou mais componentes de uma mistura.
A extração com solvente consiste na remoção de um composto orgânico de uma
solução por agitação com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais
solúvel, e que seja imiscível com o líquido que contém a substância. Duas fases, então, são
formadas, e a fase que tem o produto desejado pode ser separada. Muitas vezes, nem todo o
produto é extraído em uma única operação e o processo deve ser repetido uma ou duas
vezes mais para obter-se uma separação com maior rendimento.
2) Fundamento Teórico:
Esse tipo de extração é utilizado na química orgânica, para separação, purificação e concentração de certas substâncias de misturas que ocorrem na natureza. Esse método está baseado na propriedade física da substância: a solubilidade. O princípio da extração é a distribuição de um soluto, por exemplo: Z entre dois solventes imiscíveis (X e Y) tal que: O grau de solubilidade de uma substância em outra está relacionada com o grau de semelhança entre suas estruturas. E estas semelhanças, ou diferenças, entre as moléculas das substâncias originam os diferentes tipos de forças intermoleculares.
3) Materiais e Reagentes:
Materiais Reagentes
Béquer de 50mL Ácido acético (CH3COOH)
Erlenmeyer de 125mL Sol. de hidróxido de sódio 0,3 M (NaOH)
Bureta de 50mL Sol. indicadora de fenolftaleína
Garra para Bureta Éter etílico(C4H10O)
Funil de separação 250mL
Bastão de vidro
Argolas e Mufas
4)Procedimento Experimental
Diluir em um erlenmeyer de 125mL, 5ml de ácido acético em 110ml de água destilada. Transferir uma alíquota de 12mL desta solução para outro erlenmeyer e titular com hidróxido de sódio 0,3 M e fenolftaleína como indicador. Transferir 12 mL da solução ácida original para um funil de separação e extrair com 36mL éter etílico.
Titular a fase aquosa com uma solução padrão de hidróxido de sódio 0,3 M e fenolftaleína. Calcular a percentagem de ácido nas duas fases. Transferir 12 mL de solução ácida original para um funil de separação e extrair com três porções de 12 mL de éter etílico e repetir o item 4.
5)Resultados Obtidos, Reações e Discussão
6)Questionário
1.Que outro solvente você poderia utilizar para extrair o ácido acético da água?
Um dos melhores solventes para extrair solutos orgânicos é o éter dietílico. O éter é quimicamente muito estável, tem um ponto de ebulição baixo e é um solvente excelente para a maioria dos compostos orgânicos. Contudo, é preciso ter em atenção que o éter é extremamente inflamável e forma peróxidos explosivos após longa exposição ao ar. Um outro bom solvente para a extracção de solutos orgânicos do meio aquoso é o diclorometano. Entre os solventes clorados, ele é consideravelmente menos tóxico e tem um ponto de ebulição mais baixo do que o clorofórmio e o tetracloreto de carbono. O metanol e o etanol não são usados normalmente para a extracção das soluções aquosas porque são muito solúveis em água.
2. O que poderia ser feito para melhorar a eficiência da extração?
A eficiência da extração está diretamente relacionada com a quantidade de solvente
empregado e, principalmente, com o número de vezes (ciclos) em que a extração é repetida.
Assim, ainda que o volume final de solvente extrator a ser empregado seja o mesmo (por
exemplo, 50 mL) obtém-se maior quantidade de soluto extraído realizando 2-3 extrações com
...