FATORES CHAVES E OBSTÁCULOS DA CADEIA DE SUPRIMENTO
Dissertações: FATORES CHAVES E OBSTÁCULOS DA CADEIA DE SUPRIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaiszornetta • 18/9/2014 • 401 Palavras (2 Páginas) • 1.932 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos a Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management – SCM) tem criado oportunidades e desafios para a competição no mundo dos negócios. Por sua vez, a análise das configurações das cadeias é um tema que tem se tornado importante porque permite identificar potenciais oportunidades de melhorias na gestão e na tomada de decisão dos diversos elos da cadeia. Na empresa, a cadeia de suprimentos inicia-se como pedido do cliente e termina com o envio do produto passando pelos diversos elos do canal de distribuição. O objetivo deste trabalho foi alcançar o desempenho através do redesign dos processos de negócios, das políticas e dos procedimentos com base nas melhores praticas; interação interna dos processos de negócios em fluxos de informação, desenvolvimento de relacionamento e integração externa da cadeia de suprimentos e obtenção de um novo valor de mercado. A cadeia de suprimentos integrada induz a simplicidade, a padronizar a sincronização dos processos da cadeia de suprimentos e definição de relacionamentos para se alcançar a eficiência, a efetividade, a satisfação dos clientes e o menor custo total.
ORIGEM
O SCM ou o gerenciamento da cadeia de suprimentos originou-se dos conceitos de logística e de logística integrada. A primeira integração parcial que originou o conceito de logística integrada foi a de dois grandes subsistemas; o de materiais e o de distribuição física, atribuindo-o o planejamento e a gestão de fluxos físicos e informacionais. A partir daí o ponto chave que auxiliou na evolução desse novo conceito foi à questão do relacionamento entre os diversos agentes da cadeia de suprimentos, primeiramente o estreitamento de relacionamento empresa-cliente, até mesmo por conta da origem da logística como gestão de distribuição física, e em segundo lugar o estreitamento no relacionamento fornecedor-empresa. Essa integração interna e externa de atividades que inclui uma série de processos que interligam fornecedores aos clientes finais originou o atual conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Esse novo sistema de gerenciamento proporciona uma série de maneiras pelas quais possibilitam o aumento na produtividade e consequentemente contribui significativamente para a redução de custos por meio da redução de estoques, das compras mais vantajosas, da racionalização dos transportes e da redução de desperdícios. Já em relação à criação de valor por meio do SCM se daria por prazos mais confiáveis, atendimento nos casos de emergência, facilidade de colocação de pedidos, serviço pós venda e desenvolvimento mais rápido de produtos.
...