TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FBN Fixação Biologica De Nitrogênio

Trabalho Escolar: FBN Fixação Biologica De Nitrogênio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O nitrogênio, nutriente essencial às plantas tem sido atualmente um marco de associação do mercado mundial de grãos com o meio ambiente, estabelecendo entre os principais pontos o aumento gradativo da produção com menor custo de adubação por ha-1, além da redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE). O nitrogênio é o nutriente requerido e exportado em maior quantidade pela cultura da soja, com valores próximos a 83 e 51 kg ha-1 de 7N por tonelada de grãos respectivamente (Embrapa, 2005)1. A fixação biológica do 7N é a principal fonte de 7N para a cultura da soja, por meio de simbiose com bactérias do gênero Bradyrhizobium, bactérias que tem alto poder de realizar simbiose com as plantas.

Nas leguminosas o 7N é absorvido na forma de N2 e transformado em NH4 através do processo simbiótico com bactérias (GERAHTY et al., 1992; TAIZ & ZIEGER, 2004) 2.

Segundo DÖBEREINER (1997) os produtores brasileiros aplicam menos de 6% do nitrogênio necessário para a soja, sendo grande parte, fixado a partir do N2 da atmosfera, o que equivale a 150 milhões de toneladas de nitrogênio3.

Metodologia

O início de toda FBN (Fixação Biológica de Nitrogênio) se dá através da inoculação das sementes por um inoculante. Em primeiro lugar, o inoculante deve propiciar, na combinação de concentração de bactérias/g com a dosagem recomendada, um total de 160.000 bactérias por semente. Após a inoculação as sementes são plantadas normalmente. Simbiontes intracelulares, à bactéria fixa o N2 atmosférico e fornece o 7N fixado para a planta, assumindo uma importância agrícola e ecológica como fonte disponível de 7N fixado para o crescimento das plantas (STACEY, 2006) 4. Nas leguminosas o 7N é absorvido na forma de N2 e transformado em NH4 através do processo simbiótico com bactérias (GERAHTY et al., 1992; TAIZ & ZIEGER, 2004) 5.

Figura 1 – Sementes de soja com e sem inoculação

Resultados e Discussão

Com a inoculação da soja, temos um aumento significativo de produção, fazendo com que o gasto com adubos minerais nitrogenados sejam insignificantes, por serem quase que totalmente desnecessários à produção. Levando em conta um cálculo teórico, se forem considerados as necessidades de 7N na cultura da soja (300Kg N ha-1), o preço do N-fertilizante e a área cultivada com essa leguminosa, verifica se que a fixação biológica de nitrogênio representa hoje uma economia, ao Brasil, estimada em cerca de US$ 6,6 bilhões por safra. Porém as leguminosas que fixam N2 são, nutricionalmente mais exigentes do que aquelas que recebem 7N mineral, pois é necessário atender às demandas da planta hospedeira, e do sistema biótico. Desse modo, todo o trabalho de inoculação pode ser perdido se o agricultor não realizar calagem na dosagem adequada e com antecedência mínima para a reação do calcário. O mesmo ocorre se houver deficiência de qualquer macro ou micro nutriente; além disso, a nodulação e a fixação biológica de N2 são drasticamente afetadas pela presença de quaisquer fontes de N2 6.

Conclusões

Os resultados apresentados mostram que a FBN é essencial a produção em grande escala do nosso país, gerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com